Nada
adianta ter um produto de qualidade, mas desconhecido para o
consumidor. Na reunião da Comissão Técnica de
Hortifruticultura da FAEP (18), Alexander Baer, administrador de
empresas com experiência de 16 anos em marketing, apresentou os
pontos que devem ser considerados pelos produtores do setor para
assegurar mercado para suas safras de frutas e hortaliças.
Além
do conhecimento das exigências dos clientes e dos pontos fortes
e fracos dos hortis - para ter os melhores ressaltados e
divulgados na comercialização e os fracos trabalhados
internamente e melhorados, Baer ressaltou também a importância
da divulgação através de ferramentas simples, que muitas
vezes são pouco utilizadas, como o cartão de visitas, a
presença em feiras e exposições, folhetos de divulgação,
notas em jornais e rádios locais e parcerias com comerciantes.
" Por que de nada adianta ter um produto de qualidade e
não divulgar este produto", ressalta o especialista.
Além
da comercialização (qualidade e divulgação do produto), o
encontro teve também relatos da experiência do produtor do
Brasil e de outros países e as oportunidades do mercado
nacional.
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Livaldo Gemin, diretor-secretário da FAEP, falou da
viagem técnica à Europa e de como funciona o setor de
abastecimento de hortifrutigranjeiros dos países do continente
visitados mês passado pelos produtores paranaenses. A
engenheira agrônoma Elisangeles Baptista de Souza também fez
um relato da viagem ao Chile, ressaltando a profissionalização
do produtor para atender integralmente as exigências dos
clientes com produtos com qualidade.
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Marco Antônio Machado, presidente da Comissão de
Hortifruticultura,
apresentou a experiência do Grupo Itimura que mantém
produção própria de frutas -pêssego, nectarina, abacaxi,
uva, banana, mexerica- e também compra de produtores para
atender a demanda de mercado. O Itimura trabalha com
planejamento de produção e comercialização, sempre buscando
a atualização de informações e técnicas de produção.
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Luis Dâmaso Gusi diretor técnico da Secretaria Municipal de
Abastecimento,
falou do projeto Curitiba Promovendo o Agronegócio Paranaense,
que vem sendo realizado em parceria com o Sistema FAEP e EMATER.
O objetivo do trabalho é tornar mais conhecidos os produtos e
marcas da agricultura paranaense. "O projeto representa uma
ótima oportunidade de mercado", diz ao ressaltar que 37%
dos consumidores do Paraná concentram-se em Curitiba. |