Marketing de hortifrútis se faz
com bons produtos e divulgação


Nada adianta ter um produto de qualidade, mas desconhecido para o consumidor. Na reunião da Comissão Técnica de Hortifruticultura da FAEP (18), Alexander Baer, administrador de empresas com experiência de 16 anos em marketing, apresentou os pontos que devem ser considerados pelos produtores do setor para assegurar mercado para suas safras de frutas e hortaliças.

Além do conhecimento das exigências dos clientes e dos pontos fortes e fracos dos hortis - para ter os melhores ressaltados e divulgados na comercialização e os fracos trabalhados internamente e melhorados, Baer ressaltou também a importância da divulgação através de ferramentas simples, que muitas vezes são pouco utilizadas, como o cartão de visitas, a presença em feiras e exposições, folhetos de divulgação, notas em jornais e rádios locais e parcerias com comerciantes. " Por que de nada adianta ter um produto de qualidade e não divulgar este produto", ressalta o especialista.

Além da comercialização (qualidade e divulgação do produto), o encontro teve também relatos da experiência do produtor do Brasil e de outros países e as oportunidades do mercado nacional.

* Livaldo Gemin, diretor-secretário da FAEP, falou da viagem técnica à Europa e de como funciona o setor de abastecimento de hortifrutigranjeiros dos países do continente visitados mês passado pelos produtores paranaenses. A engenheira agrônoma Elisangeles Baptista de Souza também fez um relato da viagem ao Chile, ressaltando a profissionalização do produtor para atender integralmente as exigências dos clientes com produtos com qualidade.

* Marco Antônio Machado, presidente da Comissão de Hortifruticultura, apresentou a experiência do Grupo Itimura que mantém produção própria de frutas -pêssego, nectarina, abacaxi, uva, banana, mexerica- e também compra de produtores para atender a demanda de mercado. O Itimura trabalha com planejamento de produção e comercialização, sempre buscando a atualização de informações e técnicas de produção.

* Luis Dâmaso Gusi diretor técnico da Secretaria Municipal de Abastecimento, falou do projeto Curitiba Promovendo o Agronegócio Paranaense, que vem sendo realizado em parceria com o Sistema FAEP e EMATER. O objetivo do trabalho é tornar mais conhecidos os produtos e marcas da agricultura paranaense. "O projeto representa uma ótima oportunidade de mercado", diz ao ressaltar que 37% dos consumidores do Paraná concentram-se em Curitiba. 


Boletim Informativo nº 874, semana de 25 a 31 de julho de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

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