Curso desmistifica marketing
para produtores rurais

 



Produtores de frutas e hortaliças, criadores de suínos e representantes de associações agrícolas foram os primeiros a realizar o curso

"Como Vender Mais e Melhor no Agronegócio"

 

Um novo curso desenvolvido pelo sistema FAEP/SENAR, em parceria com a Secretaria municipal do Abastecimento de Curitiba, vai mostrar aos produtores rurais como usar técnicas de marketing para agregar valor à produção e diferenciar-se no atendimento aos clientes. De seis a sete de julho foi realizado o projeto-piloto do curso, que durante os dois dias reuniu 33 produtores e técnicos no auditório do SENAR-PR, em Curitiba.

Produtores de frutas e hortaliças, criadores de suínos e representantes de associações agrícolas foram os primeiros a realizar o curso "Como Vender Mais e Melhor no Agronegócio", apresentado pelo administrador de empresas Alexander Baer, especializado em marketing e propaganda.

A proposta do curso é contribuir para que os produtores vendam mais e melhor adotando medidas conscientes, em sintonia com o mercado e os consumidores, abandonado a administração feita ao acaso. Por outro lado, a parceria com a Secretaria do Abastecimento busca uma estratégia de dar "maior visibilidade ao produto do agronegócio paranaense em Curitiba".

O instrutor Alexander Baer disse que não adianta nada ter produtos "excepcionais e maravilhosos", como têm alguns participantes do curso, "se o mercado não ficar sabendo". Os clientes simplesmente vão comprar do concorrente, "que muitas vezes tem um produto de qualidade inferior, mas se comunica melhor". É o que acontece com vários produtores que fizeram o curso-piloto. "Às vezes só falta uma apresentação melhor, uma pequena polida, para a fruta ficar mais atrativa, mais bonita", disse Baer. "Como o produtor não faz isso, perde mercado para o concorrente, às vezes de fora do Brasil, que oferece uma fruta mais vistosa, de baixa qualidade, porém mais vistosa".

Neste contexto, o marketing tem um papel fundamental. "É preciso desmistificar o marketing", afirma Alexander Baer. "As pessoas pensam que marketing é só para grandes empresas, que é preciso ter muito dinheiro e anunciar no maior canal de televisão do país". Isso, além de ser caríssimo, pode não atingir o público-alvo. "Às vezes um ímã de geladeira, ou um simples cartão pessoal, dá muito mais retorno de venda", avalia.

O produtor de hortaliças orgânicas, Dário Delgado Gracia, de Bocaiúva do Sul, disse que o curso foi muito útil em relação aos cuidados com a apresentação do produto e relacionamento com o cliente. A lição que ele leva para casa é a necessidade de definir bem o público-alvo, saber o que ele quer e como abordá-lo.

Já o conceito de padronização e classificação das frutas foi o que mais chamou atenção do produtor Angelino Soares de Mello, que cultiva 20 hectares com ponkan no município de Doutor Ulysses. Angelino diz que irá diversificar e aumentar a produção, mas, principalmente, melhorar a qualidade e o visual do produto. Hoje nem ele nem os vizinhos fazem qualquer classificação da ponkan que produzem. "Estou decidido a fazer isso. Vou classificar as frutas da minha propriedade e orientar os vizinhos a fazer o mesmo. Classificar vai ser uma obrigação nossa", afirma Angelino. 


Boletim Informativo nº 873, semana de 18 a 24 de julho de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

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