No coração da Europa
funciona
o Centro Agroalimentar Veronês
|
|
Localizado
em Verona, o Veronamercato SpA, terceiro maior mercado da Itália, é um
centro agroalimentar fundado há dois anos, com uma localização
geográfica privilegiada que facilita o escoamento dos produtos da
região (frutas, hortaliças, plantas, peixes e carnes) e conta com
infra-estrutura e logística de ponta. É uma sociedade por ações,
sendo 70% do município e 30% do setor privado (bancos, câmaras de
comércio, cooperativas de serviços); cada um tem seu representante no
Conselho Administrativo, |
ao qual cabe efetuar
toda a política do mercado. Inaugurado em 2003, o Centro Agroalimentar
de Verona continua a tradição do mercado hortifrutícola da cidade,
fundado em 1952.
É
um centro agroalimentar moderno orientado para o mercado, que qualifica
a produção local através da certificação, seleção dos processos e
dos produtos e que agrega valor adicionado aos produtos mediante a
estratégia do marketing regional. O Centro Agroalimentar de Verona
representa uma grande oportunidade para Verona, para a região do Veneto
e para a região nordeste da Itália. O Veronamercato pretende tornar-se
um ponto de referência do
sistema
agroalimentar italiano, não apenas um local de comercialização, mas
também a sede de serviços qualificados, de pesquisa e de
desenvolvimento, um centro de síntese e de aprimoramento permanente
entre os diferentes atores da cadeia agroalimentar.
Está
empenhado em defender os produtos "made em Verona" e depois os
produtos agroalimentares "made in Italy" e esta linha de
atuação deverá ser a primeira de uma ampla estratégia de marketing
além de um válido instrumento de promoção do Veronamercato.
Com
550 mil metros quadrados, foi projetado em parceira com os operadores do
setor, de tal forma que ofereça uma resposta ampla, completa e
eficiente para todas as exigências. Sua estrutura abrange 4 polos
comerciais, totalizando eficiência e organização: o Mercado
Hortifrutícola (96 mil m², sendo 85 mil m² cobertos), área destinada
à seleção (3.200 m² cobertos), o Mercado de Flores (7.500 m², sendo
6.900 m² cobertos) e três áreas dedicadas aos produtos típicos, às
carnes e aos gêneros mistos (12.000 m², dos quais 8.000 m² cobertos).
A
superfície de serviços compreende o Centro de Ingresso (2.000 m²
cobertos) para controle de entrada e saída de mercadorias e de pessoas;
o Centro Asta e Frigo (8.600 m², sendo 6.700 m² cobertos) para a
conservação dos produtos; o Centro Fachini (2.800 m² cobertos) e o
Centro de Direção (4.500 m² de escritórios e 10.000 m² de
estacionamento).
Distribuição
de gêneros hortifrutícolas e agroalimentares, valorização do
patrimônio agroalimentar local, união dos principais canais de
comercialização europeus, difusão de informações, organização de
uma vasta gama de serviços: esta é a múltipla missão do
Veronamercato, revestida de êxito mediante uma diária atenção às
exigências dos próprios interlocutores, uma contínua pesquisa do novo
e do melhor, além de praticar as mais avançadas técnicas de
administração e desenvolvimento.
Através
do "leilão holandês" objetiva consolidar os segmentos de
frutas e hortaliças e dar alavancagem para outros setores da cadeia
agroalimentar. Leilão holandês, em que um lance inicial alto é
gradualmente baixado até que um comprador manifeste sua aceitação; o
leilão holandês funciona de forma contrária do leilão tradicional: o
leiloeiro começa com um preço alto e vai reduzindo até que comecem a
aparecer interessados.
O
preço diminui até que haja um comprador para 100% da oferta. Este
leilão representa um desafio ao comprador, porque caso demore a se
apresentar corre o risco de perder o bem, mas se comprar muito rápido
pode pagar mais caro pelo produto. O leilão holandês leva esse nome
por ser o método mais utilizado em leilões de lotes de flores na
Holanda.
|
Estrutura facilmente alcançada de
todas as direções
|
O
Centro está situado em uma posição estratégica, no centro da
"nova Europa", constituída do encontro entre a União
Européia e dos mercados emergentes do Leste e do Mediterrâneo. Soma-se
a esta vantagem competitiva a presença ao lado do mercado veronês, do
Interporto Quadrante Europa, o primeiro pólo logístico italiano em
volume de tráfego combinado e de mercadoria. Tem uma superfície de
2.500.000 m² e ligado diretamente com a auto-estrada A22 (norte-sul) e
A4 (leste-oeste), com a rede ferroviária e com o aeroporto de
Verona-Villafranca. O sistema permite a máxima facilidade de acesso
para qualquer parte da Europa, integrando os modais de transporte e
oferecendo o mais avançado serviço logístico. |
|
Os
serviços do Veronamercato abrangem uma gama completa e contínua
evolução de serviços: |
-
Controle mercadológico;
- Frigoconservação;
- Serviço fitossanitário;
- Serviço logístico; |
-
Vigilância e Custódia;
- Embalagem;
- Expedição e alfândega;
- Lista de Preços;
- Colheita Diferenciada.
|
Vínculos com o próprio território
|
Ainda
que a hortifruticultura constitua a atividade principal do Centro
Agroalimentar Veronamercato (80%), a estrutura foi projetada para
receber outros setores, de maneira a compor uma oferta a mais ampla
possível, abrindo possibilidades de aquisição e venda de outros
produtos agroalimentares.
Entre
os objetivos do Veronamercato, um papel fundamental reside na
valorização da produção local, com produtos de tradição milenar,
reconhecidos mundialmente pela sua qualidade, tais como: chicória
vermelha de Verona, maçã, morango, aspargo, melão, kiwi e cereja aos
quais se acrescentam outros produtos típicos do setor agroalimentar,
como o arroz anão, o óleo extra virgem da Garda e o vinho DOC, onde a
região de Verona é a primeira produtora. O Veronamercato dedica
especial atenção à promoção destes produtos e a sua difusão,
situando-se como um dos protagonistas da cadeia agroalimentar "made
in Verona".
Atualmente
já está em operação uma área de comercialização e movimentação
voltada ao setor de flores, plantas de jardins, plantas ornamentais,
ambientes interno e externo. Foi recentemente inaugurado um espaço para
comercialização dos produtos regionais frescos, visando contar
futuramente com uma estrutura específica para a comercialização de
carne, de vinhos e outros gêneros alimentícios, na perspectiva de
ampliar e qualificar com o melhor a "cesta" de produtos
ofertados.
|
Vínculos com o próprio território
|
O Veronamercato é um dos mais importantes pólos comerciais italianos do setor agroalimentar, quer pelo volume comercializado, quer pela qualidade e variedade dos produtos.
Cerca de 30% dos produtos são oriundos de Verona; 60% de outras regiões italianas e 10% do exterior. O fluxo dos produtos comercializados (total de 450 mil toneladas/ano) tem a seguinte destinação:
- 40% União Européia;
- 20% distribuição organizada;
- 15% atacadistas;
- 10% mercados limítrofes (Verona e Balssano);
- 15% pequena distribuição.
Assim, o Veronamercato se confirma como uma plataforma
fundamental para a difusão dos produtos italianos na Europa. A estrutura do complexo agroalimentar foi projetada com capacidade para 600.000 mil toneladas de produtos, oferecendo, portanto, as melhores oportunidades, em dimensões e serviços, a todos os operadores presentes e futuros: dos concessionários dos espaços de venda, aos compradores da pequena, média e grande distribuição, aos agentes publicitários, associações e profissionais liberais do setor.
Os gargalos de oferta foram eliminados, não existe a entressafra porquanto comercializam produtos dos europeus, sul-americanos e de outras partes do mundo. Por exemplo, comercializa a cereja local e quando acaba a safra da região entra a cereja chilena.
|
Rede de Estrutura e Serviços
|
Clique para ampliar |
Um
dos pontos fortes do Veronamercato é sua capacidade de integrar, em uma
única rede, todos os serviços logísticos, comerciais e
administrativos. O Centro Agroalimentar opera 24 horas/dia. Às 4 horas
da manhã chegam os comerciantes, já os operadores chegam à
meia-noite.
Os
compradores entre 4 às 11 da manhã. Os carregadores têm outros
horários. Entre 1.200 a 1.500 pessoas circulam no Veronamercato. Cada
pessoa (comprador/vendedor/operador) tem um cartão magnético.
As
mercadorias são registradas, descarregadas em uma área coberta e
movimentadas em veículos elétricos, controlados via rádio, em
sintonia com as normas técnicas.
|
O
serviço logístico está conectado via fibra ótica com o Centro
Direzionale do Veronamercato e com todos os postos dos operadores.
Os
operadores têm a disposição um laboratório de análise que pode
integrar os controles previstos na legislação, certificando
posteriormente a qualidade dos produtos. Um adequado serviço de
seleção, se desenvolve numa área inteiramente coberta, vizinha ao
Mercado Hortifrutícola. Também conta com uma área com serviços de
restaurantes e instituições de crédito. O Centro Direzionale
compreende uma sala multifuncional com capacidade para 200 pessoas,
dotada da mais moderna tecnologia, para encontros, eventos e
conferências também de âmbito internacional.
O
produtor pode vender diretamente, mas para ter uma garantia conta com
apoio de 72 empresas expositoras (10 pessoas/empresa). Para entrar no
Veronamercato o produto tem que estar embalado, rastreado e certificado,
contendo uma etiqueta com todo o histórico (nome do produtor, data da
colheita entre outros), obedecendo às regras da União Européia, haja
vista que os produtores têm que respeitar as regras estabelecidas há
15 anos e também preservar o nome. Caso o produto apresente um
problema, é comunicado imediatamente ao produtor e ao comprador (dentro
de 48 horas). O Veronamercato é um mercado forte, tem credibilidade e
respeito.
|
Um visível empenho pelo meio ambiente
|
O
impacto da atividade de um mercado pode ter um efeito importante no meio
ambiente. Assim o Veronamercato tem orgulho de contribuir, seja através
da gestão e da reciclagem dos resíduos, seja através de novas
iniciativas, do desenvolvimento de uma nova cultura de sustentabilidade
e de eco-compatibilidade no panorama do comércio agroalimentar.
Iniciado em 1996, o plano de colheita diferenciada iniciado no interior
do centro agroalimentar, em colaboração com fazendas e consórcios
especializados, teve pleno êxito, que em poucos anos foi quadruplicado
a quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem.
A
direção do Veronamercato está particularmente atenta e sensível à
evolução das normativas referentes ao meio ambiente, na otimização
do consumo dos recursos e energias, com o objetivo de salvaguardar o bem
mais precioso de todos: a natureza.
Gilda Bozza Borges
Economista - DTE / FAEP
|