No coração da Europa funciona
o Centro Agroalimentar Veronês

Localizado em Verona, o Veronamercato SpA, terceiro maior mercado da Itália, é um centro agroalimentar fundado há dois anos, com uma localização geográfica privilegiada que facilita o escoamento dos produtos da região (frutas, hortaliças, plantas, peixes e carnes) e conta com infra-estrutura e logística de ponta. É uma sociedade por ações, sendo 70% do município e 30% do setor privado (bancos, câmaras de comércio, cooperativas de serviços); cada um tem seu representante no Conselho Administrativo, 

ao qual cabe efetuar toda a política do mercado. Inaugurado em 2003, o Centro Agroalimentar de Verona continua a tradição do mercado hortifrutícola da cidade, fundado em 1952.

É um centro agroalimentar moderno orientado para o mercado, que qualifica a produção local através da certificação, seleção dos processos e dos produtos e que agrega valor adicionado aos produtos mediante a estratégia do marketing regional. O Centro Agroalimentar de Verona representa uma grande oportunidade para Verona, para a região do Veneto e para a região nordeste da Itália. O Veronamercato pretende tornar-se um ponto de referência do 

sistema agroalimentar italiano, não apenas um local de comercialização, mas também a sede de serviços qualificados, de pesquisa e de desenvolvimento, um centro de síntese e de aprimoramento permanente entre os diferentes atores da cadeia agroalimentar.

Está empenhado em defender os produtos "made em Verona" e depois os produtos agroalimentares "made in Italy" e esta linha de atuação deverá ser a primeira de uma ampla estratégia de marketing além de um válido instrumento de promoção do Veronamercato.

Com 550 mil metros quadrados, foi projetado em parceira com os operadores do setor, de tal forma que ofereça uma resposta ampla, completa e eficiente para todas as exigências. Sua estrutura abrange 4 polos comerciais, totalizando eficiência e organização: o Mercado Hortifrutícola (96 mil m², sendo 85 mil m² cobertos), área destinada à seleção (3.200 m² cobertos), o Mercado de Flores (7.500 m², sendo 6.900 m² cobertos) e três áreas dedicadas aos produtos típicos, às carnes e aos gêneros mistos (12.000 m², dos quais 8.000 m² cobertos).

A superfície de serviços compreende o Centro de Ingresso (2.000 m² cobertos) para controle de entrada e saída de mercadorias e de pessoas; o Centro Asta e Frigo (8.600 m², sendo 6.700 m² cobertos) para a conservação dos produtos; o Centro Fachini (2.800 m² cobertos) e o Centro de Direção (4.500 m² de escritórios e 10.000 m² de estacionamento).

Distribuição de gêneros hortifrutícolas e agroalimentares, valorização do patrimônio agroalimentar local, união dos principais canais de comercialização europeus, difusão de informações, organização de uma vasta gama de serviços: esta é a múltipla missão do Veronamercato, revestida de êxito mediante uma diária atenção às exigências dos próprios interlocutores, uma contínua pesquisa do novo e do melhor, além de praticar as mais avançadas técnicas de administração e desenvolvimento.

Através do "leilão holandês" objetiva consolidar os segmentos de frutas e hortaliças e dar alavancagem para outros setores da cadeia agroalimentar. Leilão holandês, em que um lance inicial alto é gradualmente baixado até que um comprador manifeste sua aceitação; o leilão holandês funciona de forma contrária do leilão tradicional: o leiloeiro começa com um preço alto e vai reduzindo até que comecem a aparecer interessados.

O preço diminui até que haja um comprador para 100% da oferta. Este leilão representa um desafio ao comprador, porque caso demore a se apresentar corre o risco de perder o bem, mas se comprar muito rápido pode pagar mais caro pelo produto. O leilão holandês leva esse nome por ser o método mais utilizado em leilões de lotes de flores na Holanda.

 

Estrutura facilmente alcançada de 
todas as direções

O Centro está situado em uma posição estratégica, no centro da "nova Europa", constituída do encontro entre a União Européia e dos mercados emergentes do Leste e do Mediterrâneo. Soma-se a esta vantagem competitiva a presença ao lado do mercado veronês, do Interporto Quadrante Europa, o primeiro pólo logístico italiano em volume de tráfego combinado e de mercadoria. Tem uma superfície de 2.500.000 m² e ligado diretamente com a auto-estrada A22 (norte-sul) e A4 (leste-oeste), com a rede ferroviária e com o aeroporto de Verona-Villafranca. O sistema permite a máxima facilidade de acesso para qualquer parte da Europa, integrando os modais de transporte e oferecendo o mais avançado serviço logístico. 


Os serviços do Veronamercato abrangem uma gama completa e contínua evolução de serviços:

- Controle mercadológico;
- Frigoconservação;
- Serviço fitossanitário;
- Serviço logístico;

- Vigilância e Custódia;
- Embalagem;
- Expedição e alfândega;
- Lista de Preços;
- Colheita Diferenciada.

 

Vínculos com o próprio território

Ainda que a hortifruticultura constitua a atividade principal do Centro Agroalimentar Veronamercato (80%), a estrutura foi projetada para receber outros setores, de maneira a compor uma oferta a mais ampla possível, abrindo possibilidades de aquisição e venda de outros produtos agroalimentares.

Entre os objetivos do Veronamercato, um papel fundamental reside na valorização da produção local, com produtos de tradição milenar, reconhecidos mundialmente pela sua qualidade, tais como: chicória vermelha de Verona, maçã, morango, aspargo, melão, kiwi e cereja aos quais se acrescentam outros produtos típicos do setor agroalimentar, como o arroz anão, o óleo extra virgem da Garda e o vinho DOC, onde a região de Verona é a primeira produtora. O Veronamercato dedica especial atenção à promoção destes produtos e a sua difusão, situando-se como um dos protagonistas da cadeia agroalimentar "made in Verona".

Atualmente já está em operação uma área de comercialização e movimentação voltada ao setor de flores, plantas de jardins, plantas ornamentais, ambientes interno e externo. Foi recentemente inaugurado um espaço para comercialização dos produtos regionais frescos, visando contar futuramente com uma estrutura específica para a comercialização de carne, de vinhos e outros gêneros alimentícios, na perspectiva de ampliar e qualificar com o melhor a "cesta" de produtos ofertados.

 

Vínculos com o próprio território

O Veronamercato é um dos mais importantes pólos comerciais italianos do setor agroalimentar, quer pelo volume comercializado, quer pela qualidade e variedade dos produtos.
Cerca de 30% dos produtos são oriundos de Verona; 60% de outras regiões italianas e 10% do exterior. O fluxo dos produtos comercializados (total de 450 mil toneladas/ano) tem a seguinte destinação:


- 40% União Européia;
- 20% distribuição organizada;
- 15% atacadistas;
- 10% mercados limítrofes (Verona e Balssano);
- 15% pequena distribuição.

Assim, o Veronamercato se confirma como uma plataforma fundamental para a difusão dos produtos italianos na Europa. A estrutura do complexo agroalimentar foi projetada com capacidade para 600.000 mil toneladas de produtos, oferecendo, portanto, as melhores oportunidades, em dimensões e serviços, a todos os operadores presentes e futuros: dos concessionários dos espaços de venda, aos compradores da pequena, média e grande distribuição, aos agentes publicitários, associações e profissionais liberais do setor.
Os gargalos de oferta foram eliminados, não existe a entressafra porquanto comercializam produtos dos europeus, sul-americanos e de outras partes do mundo. Por exemplo, comercializa a cereja local e quando acaba a safra da região entra a cereja chilena.

 

Rede de Estrutura e Serviços


Clique para ampliar

Um dos pontos fortes do Veronamercato é sua capacidade de integrar, em uma única rede, todos os serviços logísticos, comerciais e administrativos. O Centro Agroalimentar opera 24 horas/dia. Às 4 horas da manhã chegam os comerciantes, já os operadores chegam à meia-noite.

Os compradores entre 4 às 11 da manhã. Os carregadores têm outros horários. Entre 1.200 a 1.500 pessoas circulam no Veronamercato. Cada pessoa (comprador/vendedor/operador) tem um cartão magnético.

As mercadorias são registradas, descarregadas em uma área coberta e movimentadas em veículos elétricos, controlados via rádio, em sintonia com as normas técnicas.

 

O serviço logístico está conectado via fibra ótica com o Centro Direzionale do Veronamercato e com todos os postos dos operadores.

Os operadores têm a disposição um laboratório de análise que pode integrar os controles previstos na legislação, certificando posteriormente a qualidade dos produtos. Um adequado serviço de seleção, se desenvolve numa área inteiramente coberta, vizinha ao Mercado Hortifrutícola. Também conta com uma área com serviços de restaurantes e instituições de crédito. O Centro Direzionale compreende uma sala multifuncional com capacidade para 200 pessoas, dotada da mais moderna tecnologia, para encontros, eventos e conferências também de âmbito internacional.

O produtor pode vender diretamente, mas para ter uma garantia conta com apoio de 72 empresas expositoras (10 pessoas/empresa). Para entrar no Veronamercato o produto tem que estar embalado, rastreado e certificado, contendo uma etiqueta com todo o histórico (nome do produtor, data da colheita entre outros), obedecendo às regras da União Européia, haja vista que os produtores têm que respeitar as regras estabelecidas há 15 anos e também preservar o nome. Caso o produto apresente um problema, é comunicado imediatamente ao produtor e ao comprador (dentro de 48 horas). O Veronamercato é um mercado forte, tem credibilidade e respeito.

 

Um visível empenho pelo meio ambiente

O impacto da atividade de um mercado pode ter um efeito importante no meio ambiente. Assim o Veronamercato tem orgulho de contribuir, seja através da gestão e da reciclagem dos resíduos, seja através de novas iniciativas, do desenvolvimento de uma nova cultura de sustentabilidade e de eco-compatibilidade no panorama do comércio agroalimentar. Iniciado em 1996, o plano de colheita diferenciada iniciado no interior do centro agroalimentar, em colaboração com fazendas e consórcios especializados, teve pleno êxito, que em poucos anos foi quadruplicado a quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem.

A direção do Veronamercato está particularmente atenta e sensível à evolução das normativas referentes ao meio ambiente, na otimização do consumo dos recursos e energias, com o objetivo de salvaguardar o bem mais precioso de todos: a natureza.

Gilda Bozza Borges
Economista - DTE / FAEP


Boletim Informativo nº 869, semana de 20 a 26 de junho de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR