Conseleite Paraná foi apresentado
aos produtores rurais de Tocantins

O nível de organização do setor lácteo paranaense, onde há divulgação mensal de preço de referência para negociações entre produtores e indústrias, despertou a atenção dos produtores rurais do estado do Tocantins. A engenheira agrônoma da FAEP, Maria Silvia Cavichia Digiovani, foi convidada a explicar como funciona o sistema durante a feira Feira Agropecuária Expoara, dia 06/06/05, no município de Araguaína, naquele estado.

Embora Tocantins produza apenas 1% do total nacional de leite, a Federação da Agricultura (FAET) e o Sindicato Rural buscam despertar nos produtores a consciência da necessidade de implementação de ações para a melhoria da qualidade do leite e, consequentemente, melhoria dos rendimentos da atividade.


Maria Sílvia Digiovani explica como funciona o sistema para produtores e técnicos de Tocantins (Foto: Joselita Matos - Jornal do Tocantins)

Segundo Maria Silvia, os produtores de Tocantins buscam a intervenção de técnicos para dotá-los de ferramentas (cursos, treinamentos) que propicie agirem com mais profissionalismo na administração da propriedade, manejo correto dos animais, alimentação e sanidade do rebanho. Por outro lado, também buscam uma aproximação com as indústrias para harmonizar interesses.

A agrônoma da FAEP explicou como houve esta harmonização de interesses no Paraná, através da ferramenta eficaz do Conseleite. Hoje os preços pesquisados por técnicos da Universidade Federal do Paraná, para o Conseleite, são inclusive referência para o pagamento de fornecedores do programa governamental de fornecimento de leite à famílias carentes. Segundo Maria Silvia, o Conseleite Paraná está "sempre à disposição para atender convites para disseminação da metodologia e fortalecimento da integração entre os estados produtores de leite".

 


Boletim Informativo nº 869, semana de 20 a 26 de junho de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR