Moderagro sem 
recursos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) já encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o pedido de alocação de novos recursos para o Programa de Modernização da Agricultura e Conservação de Recursos Naturais (Moderagro). A informação foi transmitida à FAEP por Angela Fontes, chefe do AOI/ DESCO do BNDES, que confirma o esgotamento de todos os R$ 900 milhões destinados por meio da Resolução Bacen 3.207 (24/06/04) para o Moderagro no ano- safra 2004/2005.

A FAEP vem solicitando o restabelecimento dos financiamentos. Para se recuperarem dos problemas no presente ano-safra, os produtores rurais vão precisar de recursos que permitam se utilizar de tecnologia capaz de compensar os prejuízos da estiagem de verão e quedas dos preços agrícolas. "A aplicação de calcário e fertilizantes para correção de solo é, neste sentido, praticamente obrigatória", reforça o presidente da FAEP, Ágide Meneguette.

Mas além de passar pelo Ministério da Agricultura, a suplementação orçamentária do Moderagro, dependerá da aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN). No caso do Moderagro, explica também a representante do BNDES, tem sido ressaltado que o orçamento a ser estabelecido pelo Programa deve considerar a demanda para financiamento de operações que possam aumentar a produtividade agrícola da próxima safra.

 


Boletim Informativo nº 869, semana de 20 a 26 de junho de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR