Moções de solidariedade de 
prefeitos e Câmara de Vereadores

 


Prefeito de Curitiba, Beto Richa

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, manifestou seu apoio ao produtores paranaenses. Richa enviou apelo sobre as reivindicações do setor produtivo rural ao presidente Lula e aos ministros da Fazenda, Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O prefeito de Curitiba declarou-se solidário às propostas apresentadas pela FAEP e Ocepar, sensibilizado pelas dificuldades que o setor enfrenta. De Alvorada do Sul o prefeito Marcos Antonio Voltarelli comunica ao presidente da FAEP, Ágide Meneguette, que enviou apelo à Presidência da República, Ministérios e demais escalões do Governo Federal, de apoio para "a efetiva implementação das medidas sugeridas na Carta do Paraná".

Em Carambeí (Campos Gerais), o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Bart Janssen, disse estar convicto de que "juntos será possível viabilizar melhorias para o setor da agricultura". Janssen informou a união de esforços e mobilização do Município para amparar os produtores e cooperativas "que tanto contribuem para o abastecimento interno do mercado".

Na Câmara Municipal de Rolândia, o vereador Moacir Canônico fez constar dos anais da Casa uma "moção de apoio a mobilização pela produção e emprego, que sugere medidas visando soluções definitivas para o segmento agropecuário", em comunicação enviada por José Danilson de Oliviera, presidente da mesa diretora.

A Câmara Municipal de Arapongas manifestou apoio ao Sindicato Rural Patronal do Município, ao Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte e Noroeste do Paraná (Nurespar) e à FAEP pelo movimento contra a crise na agricultura. Em Moção de Solidariedade, os vereadores registram que "os produtores plantaram a safra e estão vendendo com prejuízo, além de enfrentarem uma seca no Estado que reduziu a colheita em pelo menos 20%, implica em grandes prejuízos, em inadimplência junto a fornecedores de insumos e a perda de recursos próprios aplicados na produção".

Assinam a moção os vereadores Adauto Fornazieri, Ademir Gallo Esplendor, José da Paz Neto, Leandro Luiz Camparoti, Maria Ap. Domingues, Osvaldo Simões de Mello, Rubens Franzin Manoel, Sérgio Onofre da Silva, Silvino Andresevski Júnior e Wilson Xavier.

Da Câmara Municipal de Jacarezinho, o presidente – vereador Vilela José Santana - e o primeiro-secretário, vereador Marcos Colosso enviaram congratulações ao presidente da FAEP, Ágide Meneguette, em razão da Mobilização do Campo pela Produção e pelo Emprego.

O presidente do Sindicato Rural de Pitanga Cleuze Araujo parabenizou Meneguette pelo pronunciamento em defesa da classe do agronegócio, durante o protesto de Londrina. 


Boletim Informativo nº 869, semana de 20 a 26 de junho de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR