Produtores organizam "tratoraço"
sobre Brasília para o dia 29


Em 31 de maio 12 mil produtores se reuniram em Londrina no alerta contra a crise no setor agropecuário.

Produtores do Paraná estão se organizando para definir sua participação no "Tratoraço - Marcha a Brasília" acontece no próximo dia 29, com uma carreata pelo Eixo Monumental, passando pelo Palácio do Planalto e chegando em frente ao Congresso Nacional, local de concentração para a manifestação que está mobilizando a família rural e deve envolver de 20 mil pessoas.

O movimento inicia no dia 26 de junho com a partida de tratores e caminhões dos estados mais distantes. No dia 27, segunda-feira as máquinas começam a chegar na Capital Federal onde ficarão estacionadas em quatro pontos estratégicos da cidade. 

Na terça-feira, 28, os tratores entram na cidade onde à tarde ocorrem as primeiras manifestações, culminando com a marcha no dia seguinte. No dia 31 de maio último, treze estados participaram da manifestação de alerta contra a crise no setor agropecuário que no Paraná reuniu 12 mil produtores em Londrina, chegando a 70 mil o número de produtores mobilizados em vários pontos do país. As reivindicações estão relacionadas aos efeitos da seca, desvalorização do dólar e queda nos preços das commodities agrícolas, além de recursos escassos para o crédito agrícola. Aqui no estado houve protestos organizados também nos municípios de Pato Branco, Ivaiporã e Nova Cantu.

Durante a manifestação foi aprovada a "Carta do Paraná", documento que aponta medidas urgentes para enfrentar a crise no campo. Entre as reivindicações dos produtores, a principal é o refinanciamento das dívidas da categoria junto às cooperativas e fornecedores de insumos. Caso isso não aconteça, os produtores ficarão inadimplentes e não terão condições de plantar a próxima safra com o nível tecnológico necessário. Os fornecedores de insumos, por sua vez, não conseguirão financiar a sua parte em complemento ao escasso crédito rural.

Uma semana após o protesto, reunião realizada na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, não surtiu o efeito esperado pelos representantes das Federações da Agricultura dos 13 estados que participaram da manifestação, e decidiu-se, portanto pela realização do "tratoraço".

O Sistema FAEP estará presente e trabalha agora na mobilização dos produtores rurais. A expectativa da classe produtora é de que até o dia 29 o governo federal acene com uma resposta concreta para as reivindicações do setor, já que o canal de negociação entre governo e produtores permanece aberto.

 


Boletim Informativo nº 869, semana de 20 a 26 de junho de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR