Congresso Internacional discute pedagogia da alternância
 


A abertura do congresso aconteceu
no dia 4 de maio
 

O 8º Congresso Internacional da Pedagogia da Alternância reuniu cerca de 1.500 participantes na Argentina e em Foz do Iguaçu entre os dias 04 e 06 de maio. Provenientes da Europa, África, Ásia e América Latina, grande parte do público está relacionado às casas familiares rurais, que se dedicam à qualificação rural em sistema de alternância, incluindo assistência às propriedades e apoio para o desenvolvimento de projetos.

A abertura do congresso aconteceu no dia 4 de maio na Argentina e prosseguiu nos dias 5 e 6 em Foz do Iguaçu, com a exposição das diferentes realidades enfrentadas pelos países representantes. A pauta incluiu também a discusssõa dos benefícios da


O evento reuniu participantes de quatro
continentes
 

pedagogia da alternância, aprofundamento da  discussões relativas a questões técnicas e preocupação com a fixação do homem no campo com qualidade de vida.

O SENAR-PR participou do evento como um dos patrocinadores e parceiro das Casas Familiares Rurais em seu trabalho. A maioria das casas familiares do Paraná já participou de cursos do SENAR. Cada uma das unidades recebeu um kit com uma cartilha dos mais de 150 títulos de cursos disponibilizados pelo SENAR-PR. “Muitos monitores e alunos das casas procuraram o stand do SENAR para agradecer e fazer comentários sobre o material”, comenta Alexandre Lobo Blanco, técnico do SENAR-PR. Integrantes de


Participantes trocaram informações sobre
experiências adotadas em cada país

casas rurais de outros estados interessados no trabalho do SENAR foram orientados a fazer contato com a administração regional de seu estado de origem.

O técnico destacou também a oportunidade que o evento representou em termos de troca de informações e experiências. Um grupo de argentinos que está iniciando um projeto de turismo rural na província de Missiones se interessou pelo trabalho que o SENAR-PR vem fazendo nesta área: “Eles perceberam a necessidade de qualificação nesta área e pode até surgir uma parceria no futuro”, diz Alexandre.


Boletim Informativo nº 864, semana de 16 a 22 de maio de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR