Brasil será maior produtor
mundial de soja

Os Estados Unidos deverão perder sua liderança mundial da produção de soja nos próximos três anos pelo Brasil, que deve ultrapassar os americanos à medida em que os produtores nacionais avançam a fronteira agrícola em território amazônico. A estimativa é do U.S. Foreign Agricultural Service, a partir de seu escritório em Brasília, que projeta uma colheita de 59 milhões de toneladas de grãos até janeiro de 2007, que leva em conta uma taxa anual de crescimento de 8,3%. A informção foi divulgada pela Agência Estado.

O documento informa que de três a cinco anos o Brasil pode se tornar o maior produtor mundial de soja a partir da expansão das plantações para o nordeste dos Estados do Mato Grosso, Tocantins e Pará. Para este ano, o Departamento de Agricultura dos EUA estima uma safra de 54 milhões de toneladas, a terceira redução das estimativas neste ano devido à estiagem que afeta as plantações brasileiras.

A próxima safra, no entanto, será ampliada pelo avanço da fronteira agrícola para além do cerrado, tradicional área para o plantio dos grãos. O organismo americano calcula que os fazendeiros brasileiros podem expandir a área plantada de soja em 3,5% até 2007. As exportações da commodity também devem aumentar neste período em 22% e atingir 23,45 milhões de toneladas.


Boletim Informativo nº 863, semana de 9 a 15 de maio de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR