Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Produtor de Rondon instala
aviário de alta tecnologia


Sérgio Farinha Dias nas novas instalações


Vista externa do empreendimento

No primeiro semestre de 2004 o produtor rural Sérgio Antonio Farinha Dias e os colegas da turma do PER de Rondon, Paulo Afonso Duarte e Osmair Luiz Biasotto trabalharam no desenvolvimento de um projeto que previa a instalação de um aviário que operasse com tecnologia: "É um aviário automatizado, um hotel cinco estrelas com capacidade para 36 mil aves", conta Sérgio, que comemora a conclusão do projeto, previsto para ser instalado em sua propriedade.

O produtor é proprietário de uma área de dois alqueires onde trabalha com avicultura e sericicultura. Agora, incrementou a criação de aves com as novas instalações que tem 150 metros de comprimento por 15 metros de largura. E cuja construção contou com recursos próprios do produtor mais um financiamento obtido junto ao Banco do Brasil pela linha PRODEAGRO, da qual teve conhecimento por meio dos módulos do programa. Ele diz que o mais demorado foi a construção das novas instalações, o financiamento saiu rápido: "Financiei R$ 93 mil e as pessoas me perguntam como consegui. Fiquei conhecendo esta linha no programa e meu projeto se encaixava bem no perfil que eles atendem", resume o produtor.

Dias conta que mesmo antes de fazer o Empreendedor Rural já tinha a idéia da construção do aviário, mas foi durante o programa que amadureceu a idéia: "Já estou alojando a segunda

criada e penso em agregar valor ao produto, meu objetivo com o aviário já foi pensando nisso". Dando continuidade a seus planos, o produtor, que iniciou este ano a fase três do PER, está ajudando na organização de uma cooperativa que deve congregar 200 produtores da região. A construção da sede do abatedouro com capacidade de 25 mil aves/dia para abate, já está em andamento: "Aí nós vamos levar a carne direto aos pontos de venda ao consumidor, como supermercados e casas de carnes".

 

Concurso Melhor Projeto Empreendedor Rural
Premiados partem no fim do
mês para viagem técnica ao Chile

O compromisso dos premiados que farão a viagem técnica ao Chile começa no dia 21 de maio em Curitiba, de onde o grupo segue para São Paulo e no domingo, 22, pela manhã, parte para Santiago. Durante a semana em que ficarão lá, estão programadas, entre outras, visitas à Embaixada do Brasil no Chile, à Fundación Chile (similar à Federação da Agricultura) e ao CORFO

(programas de apoio ao desenvolvimento tecnológico). Além disso, está prevista uma série de visitas e empresas e propriedades rurais. De acordo como coordenador do PER no SENAR-PR, Élcio Chagas, o Chile é um bom exemplo de marcado que se planejou para atender ao mercado externo e a intenção é que ao participantes do PER possam entender de que maneira se deu essa transformação que envolveu pesquisa e organização social, entre outros fatores. "Eles viram o que o cliente precisava e se organizaram para isso. Queremos ampliar a visão de quem vai participar dessa viagem no sentido de entender a importância de ter o cliente como foco e em que implica essa transformação", completa Élcio.



O roteiro para os premiados das turmas
anteriores foi a Argentina


Sintonia

As notícias vêm do noroeste. O instrutor Luiz Carlos Grossi (Zinho) está engajado nas três fases do programa. Em Mandaguari, comanda turma da fase um que já está na etapa de estudo de mercado: "Os projetos estão encaminhados, são bons e bastante diversificados". Na fase três, comanda duas turmas em Maringá e conta que tanto ele como o grupo estão entusiasmados com o novo material. "Adoraram o modelo e a dinâmica da aula com o recurso do vídeo e tudo mais", conta o instrutor que junto como facilitador do Sebrae, Jarbas Leão Calheiros orienta o grupo nessa nova etapa. "Eles estão conscientes de que o desenvolvimento de lideranças é o que precisam agora", conclui Grossi.


Turma da fase III de Maringá


Turma da fase I de Mandaguaçu

Em Mandaguaçu, o instrutor Luiz Paulo Corso está organizando uma série de visitas em propriedades consideradas modelo na região. Segundo ele, a estratégia tem dado um retorno interessante em suas turmas da fase um do programa: "Eles enxergam o que está dando certo na propriedade do outro e isso acaba despertando neles idéias empreendedoras". A viabilidade das pequenas propriedades é um dos aspectos que, de acordo com o instrutor, chama a atenção dos participantes nas visitas. A foto foi feita na visita da empreendedora de Cruzeiro do Sul, Luciana Harada, que visitou a turma e deu seu testemunho das transformações que vem assistindo nos produtores que participaram do PER.

Confira o calendário de palestras do Casa em Ordem nas turmas da fase um do Programa Empreendedor Rural para o período entre os dias 2 e 7 de maio:

03/05
Terça

Arapongas

8h

04/05
Quinta

Londrina

8h

04/05
Quarta

Cambé

8h

04/05
Quarta

Miraselva

16h

05/05
Quinta

Cambira

8h

05/05
Quinta

Florestópolis

16h

06/05
Sexta

Londrina I

8h

06/05
Sexta

Rio Bom

13h

07/05
Sábado

Dois Vizinhos

9h


Boletim Informativo nº 862, semana de 2 a 8 de maio de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR