Espírito Santo adota o Programa
Agrinho que está em fase de expansão

A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional ES (Senar-AR-ES), lançou o Programa Agrinho, que consiste de ações educativas nas escolas, para alunos da educação infantil, especial e fundamental. O projeto propicia o despertar da consciência de cidadania e o acesso a informações relativas à saúde, meio ambiente, trabalho e consumo, para formar cidadãos idealistas, aliados e integrados ao empreendedorismo, voltados para a melhoria da qualidade de vida.

No Espírito Santo, será implantado nos municípios de Alfredo Chaves, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Itaguaçu, Iúna, Jerônimo Monteiro e São Mateus. Serão 974 educadores envolvidos e cerca de 15 mil alunos.

De acordo com o presidente da FAES, Nyder Barboza de Menezes, o Agrinho pretende "levar às crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental discussões que envolvam valores como cidadania, o papel da agropecuária no contexto nacional e seu potencial para gerar qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, com preservação e equilíbrio ambiental". São distribuídos prêmios para as melhores redações, desenhos dos alunos e experiências pedagógicas elaboradas por professores ligados ao programa.

No final do ano passado, o Senar-AR-ES formou uma comitiva de 15 pessoas, sob a coordenação da técnica em Atividade de Formação Profissional Rural, Tereza Zaggo, para acompanhar em Belo Horizonte a solenidade de premiação do Programa Semeando 2004, que segue os mesmos moldes do Agrinho, coordenado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Minas Gerais (Senar Minas).

O grupo capixaba, formado por presidentes de Sindicatos Rurais, representantes de várias entidades como Sebrae, Sesi, Sedu e Iema, serão agentes multiplicadores do programa. n

Conteúdos do Agrinho chegam em junho

Em junho os conteúdos do Programa Agrinho – Meio Ambiente serão apresentados a estudantes do ensino fundamental em Espírito Santo (Sudeste). O programa criado pelo Senar Paraná na década de 90, foi lançado em Vitória (ES) na última semana de março.

Conforme a coordenadora, engenheira de alimentos Maria Tereza Prates Zaggo, o projeto piloto inicia em 8 dos 78 municípios capixabas, envolvendo 974 educadores e 15 mil alunos matriculados em estabelecimentos do sistema público de educação do Estado.

A proposta seguirá o modelo original do Paraná que, no ano passado, atingiu mais de 1,58 milhão de matriculados em estabelecimentos de educação infantil, de educação especial e ensino fundamental. O Agrinho já foi implantado nas escolas do Distrito Federal, de Rio Grande do Sul e do Ceará.


Boletim Informativo nº 862, semana de 2 a 8 de maio de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR