Tibagi debate sobre a
mulher no agronegócio

Sob a coordenação do Sindicato Rural, Tibagi prepara-se para um grande encontro de produtoras rurais em meados do mês de maio. Mulheres da região dos Campos Gerais estão convidadas a participar. O encontro será realizado em 21 de maio. A expectativa do presidente do sindicato patronal de Tibagi, Nelson Cândido da Silva, é reunir perto de mil pessoas.

Nelson ressalta ser preciso estimular e levar as mulheres à plena participação no agronegócio. Incentivar a que elas se informem e conheçam todos as questões - do financeiro à parte técnica, - relacionadas à produção agropecuária geradora da renda de suas famílias.

Segundo ele, é nas pequenas propriedades (de até 100 hectares na região), geralmente áreas de economia familiar, que se nota com mais freqüência mulheres alijadas das decisões de negócios. " O problema da falta de conhecimento é mais do pequeno produtor. A mulher não tem que ficar quieta e só cuidar da casa: tem que insistir e perguntar. É preciso diálogo entre o casal, principalmente sobre as decisões do agronegócio", recomenda. "Queremos, na verdade, que a mulher participe de tudo na vida a dois", arremata Nelson.


Boletim Informativo nº 862, semana de 2 a 8 de maio de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR