Ministro Gelson de Azevedo, do
TST, abre seminário de Paranavaí

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Gelson de Azevedo (foto), volta ao Paraná no próximo dia 15. Irá a Paranavaí (Noroeste) para palestra de abertura do Seminário Paranaense de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho no Campo e sobre as novas competências da Justiça do Trabalho.

O encontro será realizado no Teatro Municipal, a partir das 13h, marcando a abertura de uma grande série de seminários de sensibilização e cursos de orientação, nas principais regiões paranaenses, que 

levará especialistas a explicar a nova Norma Regulamentadora Rural 31 diretamente aos empregadores rurais e técnicos da agropecuária. Em fevereiro, o ministro esteve na FAEP (Curitiba) e falou sobre a Reforma do Judiciário para uma platéia de advogados, presidentes e delegados de sindicatos rurais.

Na coordenação do seminário está o diretor-financeiro da Federação da Agricultura do PR, João Luiz Rodrigues Biscaia, em uma parceria com a Delegacia Regional do Trabalho no PR (DRT-PR), Sindicatos Rurais do Sistema FAEP e o Senar-PR. As demais palestras de Paranavaí serão feitas pelo chefe do Setor de Segurança e Saúde do Trabalhador da DRT/PR, Sérgio Silveira de Barros, e pelo técnico de Segurança do Trabalho da Emater/PR, Antonio Albari da Silva.

Para todos conhecerem - O encontro de Paranavaí será seguido por 18 seminários destinados aos produtores rurais de Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Umuarama, Pato Branco e Guarapuava entre outras cidades paranaenses. Cada seminário será seguido de treinamentos gratuitos do Senar-PR para explicar os detalhes da norma de e sua aplicação nas áreas agropecuárias.

Nestes cursos, os produtores terão oportunidade de esclarecer todas as dúvidas sobre como atender as exigências quanto a condições de trabalho, medicina do trabalho, avaliações de risco, análise das causas de acidentes e doenças e os cuidados de preservação de meio ambiente.

Empregadores e produtores rurais estão obrigados a se adequar e cumprir às novas exigências dentro do prazo legal. A Norma Regulamentadora Rural 31‘foi estabelecida pela Portaria 86/2005, contendo exigências e critérios a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de segurança e saúde na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

Para informações sobre datas e inscrições, os produtores devem procurar os Sindicatos Rurais Patronais.


Boletim Informativo nº 859, semana de 11 a 17 de abril de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR