Bovinocultura de Corte e Leite
participa da Feira de Londrina

Importantes debates estarão em andamento no período de 11 a 15 em Londrina. A programação técnica que será realizada dias 13 e 14 prevê a abordagem dos temas Produção e Comercialização de Carne e Leite no Estado do Paraná. Os eventos são promovidos pelo Governo do Paraná (SEAB, Emater), Ministério da Agricultura e Sociedade Rural em parceria com FAEP, SENAR e Sindicato Rural de Londrina.

No dia 13 de abril (quarta feira), a partir das 13 horas, na sede do Sindicato Rural de Londrina, será promovido o ENCONTRO DE ALIANÇAS MERCADOLÓGICAS, cujo objetivo é proporcionar o fortalecimento desse novo conceito de comercialização através de debates e encaminhamentos com as lideranças dos setores técnico, produtivo e político.

Haverá palestras e painéis técnicos sobre a realidade e os aspectos tributários da comercialização da carne pelas Alianças, além de oportunidades no mercado mundial. Um Fórum composto pelos dirigentes das Alianças em funcionamento no Paraná irá levantar os principais entraves da atividade bem como sugestões de encaminhamento. A seguir haverá um contato com o vice Governador e Secretário da Agricultura Orlando Pessuti, quando será apresentada a Carta de Londrina contendo as principais conclusões do Fórum. Atualmente estão em funcionamento seis Alianças Mercadológicas no Paraná: (Guarapuava, Paranavaí, Pato Branco, Cascavel, Maringá e União da Vitória).

No dia 14 de abril (quinta feira), a partir das 9:00 horas, haverá o 10º ENCONTRO DE PRODUTORES DE LEITE, cujos objetivos são: Divulgar os resultados de produção intensiva de Leite Pasto na Região Norte do Estado; Apresentar modelo de produção avaliando a mudança de gado confinado para pasto; Divulgar tecnologias e os principais resultados do Projeto Vitória da EMATER. Estão sendo aguardados em torno de 400 produtores de leite do Norte e do Noroeste do Estado.

Será uma ótima oportunidade para os produtores avaliarem os avanços na produção de leite a base de pasto e conhecer o funcionamento do CONSELEITE, através de palestra do médico veterinário Ronei Volpi, presidente do CONSELEITE.

No mesmo dia, paralelamente ao Encontro de Produtores de Leite, será realizada a Reunião Ordinária da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da FAEP, com início às 9:00 no Sindicato Rural de Londrina, cuja pauta inclui a participação de um representante da Secretaria da Agricultura prestando informações sobre o andamento do Programa de controle da Brucelose e tuberculose, um representante do Banco do Brasil discutindo com a Comissão as dificuldades de pagamento dos financiamentos, um representante da COROL falando do Projeto Carne, além de outros assuntos de interesse.

No período da tarde do dia 14 de abril, a partir das 13:00 horas haverá o VI SEMINÁRIO DE PECUÁRIA DE CORTE, cujo objetivo principal será contribuir para a modernização da pecuária de corte.

O momento é importante para a produção de carne bovina, no Estado e no Brasil e é necessário que os produtores estejam atualizados com as últimas informações para ter competitividade.

Durante o Seminário haverá palestras com os temas: Custos dos diferentes sistemas de produção, Sistema de terminação Intensivo – Boitel, Conforto térmico em bovinos e Situação atual e perspectivas da Pecuária de corte. Além destas palestras técnicas, os participantes terão a oportunidade de conhecer o Projeto Integrado de Carne Corol que será apresentado pelo presidente da Cooperativa, Eliseu de Paula, e o Programa - Produção Paranaense de Carnes e Leite à Base de Pasto que será apresentado pelo engenheiro agrônomo Rubens Ernesto Niederheitmann.


Boletim Informativo nº 859, semana de 11 a 17 de abril de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR