Proagro indenizará produtores
prejudicados pela seca no PR

A seca que atingiu a Região Sul do país causou perdas significativas para muitos produtores rurais, incluindo cerca de 20 mil famílias paranaenses atendidas pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Os financiamentos do Pronaf incluem um seguro, chamado de Proagro Mais, que protege os produtores que tiverem perdas superiores a 30% da produção em casos como o da seca, granizo, doenças ou pragas. Além da dívida do financiamento, este seguro prevê uma indenização pela perda da renda estimada para a produção, que corresponderia a 65% da receita líquida prevista, limitada a R$ 1.800,00.

O Governo Federal está providenciando a liberação de R$ 250 milhões para pagamento das indenizações do Proagro Mais, e os produtores que tiveram perdas devem obedecer as seguintes regras:

a) Comunicar ao banco que teve perdas, mesmo que as quantidades e valores não sejam exatos ou finais, pois estes números podem ser corrigidos posteriormente.

b) Não colher nada da safra, muito menos destruir a área que foi perdida, pois os peritos do banco precisam vistoriar a área.

c) Agendar com o banco a visita técnica para perícia e levantamento oficial da perda.

d) Aguardar a liberação da área pelo banco.

Atenção! Para algumas regiões pode haver levantamento de perdas por amostragem, ou seja, somente em algumas áreas serão realizadas perícias e os percentuais levantados valerão para toda a região. Ainda assim, cada produtor deve comparecer ao banco para comunicar a ocorrência de perdas.

Boletim Informativo nº 856, semana de 21 a 27 de março de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR