Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Município de Medianeira tem turma
do Empreendedor só de mulheres

Gostar de desafios é o ponto forte da turma de empreendedoras rurais de Medianeira, de acordo com o instrutor do SENAR-PR, Mario Alexius: "Desafio foi a palavra que mais surgiu nos depoimentos colhidos durante o módulo de apresentação do programa. Elas estão vendo que devem evoluir em termos de conhecimento do setor agropecuário, para que possam colaborar e apoiar no comando da propriedade".

Junto com a facilitadora do SEBRAE-PR, Andréa Lindner, Mario Alexius comanda o grupo de mulheres de 12 municípios da área de ação da Cooperativa

Agroindustrial LAR que foi parceira do Sindicato Rural de Medianeira na mobilização da turma. São produtoras rurais e/ou mulheres de produtores que segundo o instrutor representam a liderança feminina na região. Outra característica do grupo é que a maior parte das participantes já passou por cursos de administração rural oferecidos pelo SENAR-PR.

A assessora de ação educativa da LAR, Carmem Teresa Zagueti dos Reis conta que essa turma é resultado de um processo iniciado há pelo menos 10 anos, visando a valorizar o


papel da mulher e do jovem dentro da propriedade. "Elas vêm evoluindo nesse caminho. No ano passado programamos dois cursos de administração rural do SENAR-PR só para mulheres e a partir de então o sonho era formar uma turma no Empreendedor Rural", conta Carmem. Ela lembra que o trabalho de mobilização feito em parceria com o SR de Medianeira foi desafiante: "Agora, o objetivo é fazer que essas mulheres contem com mais ferramentas na administração da propriedade".

Turmas conhecem melhor conteúdo
do programa no primeiro módulo

O primeiro módulo da Fase I do Programa Empreendedor Rural foi formatado para que os participantes consigam se inteirar melhor do calendário e conteúdo dos módulos do PER.

É também uma oportunidade de interação entre participantes, instrutores do SENAR-PR e facilitadores do SEBRAE-PR. "Nesse módulo, falamos aos participantes de que maneira o programa pode atender às expectativas deles a partir do que ouvimos sobre o que eles esperam do programa", comenta a facilitadora Rosana Moreno Pagan, de Cascavel.


Turma de Janiópolis



Turma de Florestópolis

Em Janiópolis, região de Campo Mourão, a instrutora Silvana Valério está animada em trabalhar com o grupo deste semestre, que reúne muitos filhos de produtores rurais que auxiliam na administração da propriedade da família. "É uma turma nova e muito dinâmica", diz a instrutora.

O estímulo que o PER representa para os jovens do meio rural também é destacado pela instrutora Gisele Turquino, que cita a turma Jovens Empreendedores Unidos, de Florestópolis, como exemplo disso: "Tem pai e filho participando juntos. Os pais sentem necessidade de se atualizar e os filhos querem se inteirar das questões da propriedade". Já na turma Revolução Empreendedora Rural, de Apucarana, a instrutora destaca a

participação de lideranças municipais, entre estas, o próprio presidente do sindicato rural e o secretário municipal de turismo. A instrutora vê isso como conseqüência dos resultados apresentados pelo PER até agora: "O programa está se mostrando uma ferramenta viável e pode ser aplicado em diversas situações".

Instrutores iniciam
fase III do Empreendedor

Em abril próximo, SENAR-PR, SEBRAE-PR, FAEP e FETAEP, parceiros na realização do Empreendedor Rural, levam a campo a terceira fase do programa.



Turma de Apucarana



   Na última semana, cerca de 50 instrutores e facilitadores estiveram reunidos em Curitiba, se preparando para levar o conteúdo de formação de lideranças aos empreendedores que farão parte da nova fase.

Existe muita expectativa entre os instrutores que tanto terão o papel de mediador em algumas discussões, como também serão facilitadores nas dinâmicas propostas.

 

Sintonia

- Veteranos do PER de 2004 de São Pedro do Ivaí acolheram a nova turma formada no município este semestre com um saboroso café-da-manhã. Segundo relata o supervisor Edson Limper, o grupo se colocou à disposição dos "calouros" para ajudar em qualquer dificuldade que possam vir a ter e agradeceu às instituições envolvidas a oportunidade de participar de um programa como o PER. Enfatizaram como um dos resultados do curso, a mudança de comportamento, "deixando de se ver como produtor rural e tendo como bandeira o empreendedorismo rural".

- A equipe do Programa Empreendedor Rural quer manter contato com todos aqueles que já passaram por uma das turmas do curso. Sabe-se que não são todos os participantes que têm acesso ao Portal do Empreendedor Rural, nem todos recebem o Boletim Informativo. Se você tem conhecimento de algum colega seu que não está recebendo o boletim regularmente, oriente-o para que entre em contato com a sede do SENAR-PR. A intenção é fazer uma atualização no cadastro e permitir que veteranos mantenham este vínculo com o PER. O contato deve ser feito com Rodrigo Zardo pelo telefone (0xx41) 2106.0426 ou pelo e-mail: rodrigo@senarparana.com.br

- Após o início das novas turmas, o administrador do Portal do Empreendedor Rural registrou 85 pedidos de cadastramento para novos usuários. Quem está cadastrado já pode ter acesso a notícias de economia e agronegócio atualizadas diariamente, fóruns de discussão e apresentação de projetos, além de correio eletrônico e sala de bate papo.


Boletim Informativo nº 855, semana de 14 a 20 de março de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR