Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Turmas têm início com teleconferência
para mais de duas mil pessoas

O início da quarta edição do Programa Empreendedor Rural foi marcado com Teleconferência realizada na segunda-feira, dia 28, no auditório do SEBRAE-PR. O presidente do SEBRAE/PR, Ágide Meneguette, abriu os trabalhos do Programa, ressaltando a missão de preparar o produtor rural para administrar melhor os negócios da agropecuária. "Há oportunidades múltiplas hoje no mercado mundial, mas para alcançá-las é preciso estar preparado". Citou como exemplo as dificuldades que o campo enfrenta atualmente, com preços baixos, custo de produção elevado, infra-estrutura cara e sucateada. "Para driblar estes obstáculos o conhecimento ajuda e muito", disse.

As novas turmas se reuniram, a maior parte na 


Após a abertura, o presidente do SENAR-PR e SEBRAE-PR,
Ágide Meneguette, passou a palavra aos professores
Fernando Curi Peres e Rosa Krausz



As turmas do PER de Colombo e Lapa
compareceram pessoalmente ao auditório
do SEBRAE

sede dos sindicatos rurais de seus municípios, para assistir à teleconferência. Foram 65 avisos de participação enviados por fax para a organização do evento, muitos grupos fizeram questão de registrar sua participação. As turmas dos municípios de Colombo e da Lapa aproveitaram a proximidade de Curitiba e assistiram pessoalmente à conferência.

A primeira conferencista, Rosa Krausz, doutora em Saúde Pública, abordou os módulos comportamentais do programa, ressaltando que o PER privilegia simultaneamente dois aspectos fundamentais, o conhecimento técnico-específico (saber fazer) e o desenvolvimento humano (saber fazer acontecer).


   Na segunda parte da teleconferência, o professor Fernando Curi Peres, da Esalq/ USP, expôs o conteúdo dos módulos técnicos que compreendem o PER e a proposta do projeto de aplicação prática que os participantes têm a oportunidade de desenvolver durante os quatro meses de encontros semanais. A produtora rural Elisete Machado Montrucchio, da Lapa, ficou sabendo do curso pelo sindicato rural. Ela divide a administração da propriedade com o marido, que é engenheiro agrônomo e com o PER pretende aperfeiçoar sua maneira de administrar. "Tenho muitas expectativas em relação ao programa. Tenho a idéia de desenvolver um projeto na área de confinamento de bovinos. Quero ver se é viável", comenta.

Fernado Curi Peres, que ajudou na formatação do PER, aproveitou a oportunidade para explicar aos novos integrantes sobre as etapas seguintes do programa. Falou sobre a importância da realização de reuniões entre os grupos na segunda fase e anunciou a terceira fase, prevista para estar em campo no mês de abril.

Nesta quarta edição do programa 2,5 mil produtores e trabalhadores rurais divididos em 124 turmas no interior do estado, passam a integrar confraria iniciada no segundo semestre de 2003, que já reúne perto de sete mil pessoas. O Portal do Empreendedor Rural permite que o contato entre essas pessoas seja freqüente. Além disso, por meio do site, os participantes têm acesso a notícias atualizadas sobre o agronegócio e eventos relacionado ao programa.

Evento reúne novas turmas e veteranos

Sindicatos Rurais acolheram, com a ajuda de mobilizadores e instrutores,
as novas turmas do Programa Empreendedor Rural. A teleconferência de
abertura registrou também a presença de muitos veteranos do programa,
que foram dar apoio aos novos colegas.

No segundo semestre de 2004 o município de Guarapuava teve uma turma classificada entre as melhores do PER. Neste início de ano, o  Sindicato Rural de Guarapuava formou três turmas para participar do Programa Empreendedor Rural: uma na sede do Sindicato Rural, a segunda no Colégio Agrícola Arlindo Ribeiro e a terceira em Candói, extensão de base do SRG. Em Guarapuava, a teleconferência de abertura do Programa no 1º semestre de 2005 foi acompanhada no auditório da entidade e em Candói, os produtores rurais acompanharam o evento na Associação de Funcionários da Agrícola San Rafael.

No município de Cascavel foram formadas duas turmas para este semestre. Uma com encontros no SR e outra na Unicoop, a exemplo do semestre anterior. Na sede do sindicato o instrutor Luiz Carlos Soares acompanhou com a turma, vinte participantes, à transmissão da conferência de abertura do programa

Os empreendedores rurais de Pato Branco compareceram em peso para a teleconferência de abertura. O grupo é uma das quinze turmas formadas na regional sudoeste na primeira fase do programa

Na segunda-feira a turma de Matelândia se reuniu na sede do Sindicato Rural para assistir à teleconferência e na quarta, já fez sua primeira reunião. De acordo com Neiva Ivete Klos, secretária do SR e participante do PER, a turma é bem heterogênea. Reúne pessoas de diferentes idades e experiências diversas: "Acredito que vai haver um bom aproveitamento, uma boa troca de informações entre os produtores mais experientes e os jovens que estão cursando a faculdade".

SINTONIA

  • As perguntas direcionadas aos participantes da teleconferência que, por falta de tempo, não foram respondidas durante o programa, foram encaminhadas aos conferencistas e organização do PER. As respostas serão divulgadas posteriormente no Portal do Empreendedor Rural.

  • A presença de veteranos do programa foi registrada em muitas das novas turmas reunidas para assistir à teleconferência de abertura do Programa Empreendedor Rural. Durante o evento o jornalista e apresentador José Wille destacou mensagem enviada pela veterana Luciana Harada, de Paranacity, aos novos integrantes da "família do Programa Empreendedor Rural", como ela mesma definiu. Reproduzimos aqui um trecho da mensagem: "... através de humildes mas nobres gestos buscamos um mundo melhor e, aos poucos, escrevemos nossa história no livro da vida. Sim, estamos mudando o mundo, porque algo também mudou em nós, com o Programa Empreendedor Rural...".

  • A equipe do Programa Casa em Ordem, da FAEP, está organizando agenda e deve visitar todas as novas turmas do Programa Empreendedor Rural no semestre. Em palestras de uma hora e meia, os técnicos orientam os participantes como deixar sua propriedade em acordo com a legislação.


Boletim Informativo nº 852, semana de 21 a 27 de fevereiro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR