Agricultura participa da mobilização
para priorizar a infra-estrutura do PR


Livaldo Gemim denunciou o desrespeito da lei que instituiu
a CIDE, cuja arrecadação poderia ser utilizada para manter
a infra-estrutura de transporte do País

O descaso e a ausência de investimentos federais e estaduais no sistema de transporte do Estado mobiliza o empresariado do Paraná. Ontem (17), diretores dos órgãos de representação econômica do Estado participaram de um encontro em Curitiba, pela destinação de mais recursos para rodovias, ferrovias e portos do Estado. O protesto reuniu a Associação Comercial do Paraná (ACP), FAEP, Ocepar, FIEP, Fecomércio, Faciap, Fetranspar, CREA e Faciap.

O diretor-secretário da FAEP, Livaldo Gemim, denunciou o desrespeito da lei que instituiu a CIDE, cuja arrecadação poderia ser utilizada para manter a infra-estrutura de transporte do País. "O Governo

Federal está sentado em cima de R$ 18 bilhões, da arrecadação da CIDE, que todos nós pagamos sempre que vamos encher o tanque de nossos carros, caminhões, tratores e colheitadeiras". Gemim disse que esses recursos "poderiam estar gerando economia de verdade e não saldos virtuais nas contas do Governo. Administrar é saber alocar os recursos naquilo que resulta em ganhos econômicos e sociais", declarou.

Gemim destacou ainda que a queda da ponte da BR- 116 sobre a represa Capivari- Cachoeira, entre Curitiba e São Paulo, em 26 de janeiro, não foi a primeira a ocorrer. ‘Uma ponte ferroviária também caiu na Serra do Mar, no ano passado, e várias outras ameaçam ruir. Em casos como esses, a causa não foi a fatalidade como se tem alegado, mas a falta de manutenção", adverte. Os acidentes geraram altos prejuízos para a economia paranaense e derrubam a renda do produtor rural.

Na reunião da ACP, as entidades assumiram o compromisso de ampliar o debate e articular propostas de atração de investimentos para melhorar a infra-estrutura de transporte da produção. O objetivo é obter maior competitividade e baixar o custo Brasil.


Boletim Informativo nº 853, semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR