Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Vencedor do concurso dá início
à implantação do projeto


Marcos Piccin e as matrizes recém adquiridas

Assim que se formou em Administração de Empresas, o estudante Marcos André Piccin, de Palotina, decidiu ingressar no Programa Empreendedor Rural, do qual teve notícia por meio do jornal da Coopervale. O objetivo era contribuir com melhorias nas atividades desenvolvidas na propriedade rural da família, atualmente concentradas na agricultura e pecuária de leite. No decorrer dos módulos, Piccin decidiu buscar uma atividade alternativa que pudesse ser desenvolvida na propriedade sem que as outras fossem afetadas.

Entre as atividades pesquisadas, a caprinocultura foi a que mais chamou a atenção de Piccin: "Fui

pesquisar, encontrei doze criadores só na região de Palotina e achei interessante a procura que existe pela carne". Motivado pelo programa e pelo concurso, Marcos passou a dedicar suas noites para o desenvolvimento do projeto. "Trabalhava todos os dias das seis da tarde à meia-noite".

O projeto de Marcos foi o grande vencedor do concurso Melhor Projeto Empreendedor Rural, no segundo semestre de 2004. Já comprou duas matrizes prenhas e aguarda o término da safra para comprar mais animais. "Conforme a criação de caprinos vá dando certo, a intenção é diminuir a criação de gado leiteiro". Segundo o empreendedor, o retorno que terá com a caprinocultura é bem maior do que o que tem com a criação de gado leiteiro. Outra vantagem que aponta é que a criação não exige uma grande área. O participante fez algumas melhorias em antigas instalações de suínos da propriedade e utilizou na criação de caprinos.

De acordo como projeto, o investimento de R$ 27 mil reais, para aquisição de animais e instalações, será pago em seis anos. O investimento foi feito com recursos próprios e envolveu a venda de uma máquina da propriedade e novilhos. A intenção de Piccin agora é dar continuidade ao PER em sua região: "Estou fazendo força para manter o grupo unido". Na opinião dele o programa é completo e dá ao produtor uma visão prática de como evoluir em sua atividade. "Os módulos vão dando o caminho de como pesquisar, existe uma seqüência. Mas o participante também tem que se esforçar, tem que ir atrás de informação".

Empreendedor inicia ano
com 124 turmas no estado


   A partir desta segunda-feira, 28, tem início mais um semestre do Programa Empreendedor Rural em todo o estado. Estão confirmadas 124 turmas (confira a relação na íntegra nas páginas seguintes) das quais 33 mobilizadas em municípios que ainda não sediaram turmas do PER anteriormente. Após a teleconferência de abertura, instrutores e facilitadores definem juntamente com os grupos o cronograma de trabalho para o semestre, inclusive o dia de semana em que ocorrerão os encontros. A primeira fase do PER compreende 14 módulos e um total de 136 horas. A proposta da parceria entre SENAR-PR, SEBRAE-PR, FAEP e FETAEP é desenvolver no meio rural competências empreendedoras e preparar líderes



III Encontro Estadual de Empreendedores Rurais: mais de
dois mil produtores e trabalhadores rurais reunidos
em Curitiba

para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio: "O que queremos com o Empreendedor Rural é criar massa crítica de empreendedores, visando não apenas desenvolver a agropecuária do Paraná, mas dar base para uma revolução na forma de administrar, de produzir e de defender os interesses dos produtores e trabalhadores rurais", diz Ágide Meneguette, presidente do Conselho Administrativo do SENAR-PR e do Conselho Deliberativo do SEBRAE-PR.

Empreendedores buscam atualização



   Cerca de 40 empreendedores rurais, participantes de cinco turmas do PER dos municípios de Planalto, Pérola d’Oeste, Bela Vista da Caroba organizaram uma visita técnica ao IAPAR e ao CEFET de Pato Branco. A visita aconteceu em 27 de janeiro e iniciou com uma passagem pelo Sindicato Rural da cidade, onde foram recebidos pelo presidente Eucir Brocco. No CEFET, foram apresentados ao grupo projetos que fazem parte da incubadora tecnológica. Na unidade do IAPAR, tiveram contato com ensaios na área de pastagens e conheceram alguns dos tipos mais adequados à região. O grupo, que vem se reunindo com freqüência na segunda fase do programa e já se prepara para iniciar a terceira fase,

que estará em campo no mês de abril.

Boletim Informativo nº 852, semana de 21 a 27 de fevereiro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR