Produtores são orientados sobre o
transporte de produtos perigosos

Produtores de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu (Oeste) participaram da terceira turma do Curso de Condutores de Veículos Rodoviários Transportadores de Produtos Perigosos (MOPP).

As aulas teóricas foram realizadas na sede do Sindicato Rural de Santa Terezinha, entre os dias 25 e 29 de janeiro. A parte prática é composta de exercícios de combate ao fogo e precauções para evitar a mistura de produtos químicos que possam reagir.


   Inscreveram-se nas aulas 18 produtores. Todos precisam transitar quase que diariamente pela BR–277, ao volante de veículos carregados de produtos como defensivos agrícolas e combustíveis, utilizados nas lavouras das fazendas agropecuárias da região.



   O MOPP é uma realização dos Sindicatos Rurais conveniados ao Senar Paraná, para atender trabalhadores e produtores rurais paranaenses. Alguns dos participantes de Santa Terezinha de Itaipu que relutavam em participar devido a carga de cinco dias de aulas, admitiram, ao final do curso, não só o ganho de uma maior conscientização sobre a atividade como terem sido surpreendidos pela qualidade e importância das orientações recebidas.

As aulas do MOPP abordam, entre outros conteúdos, a prevenção de incêndios, elementos básicos de legislação, movimentação de produtos

perigosos e meio ambiente. Para a inscrição, os candidatos devem comprovar escolaridade mínima e alfabetização, idade mínima de 21 anos e terem habilitação (Carteira Nacional de Habilitação) em qualquer uma das categorias (B,C,D ou E). Todos recebem certificados de conclusão e uma carteirinha comprovando terem feito o curso de movimentação de cargas perigosas.

O Senar/PR oferece duas modalidades de treinamento sobre o tema cargas perigosas, com 18/20h e 40h /aula de duração.


Boletim Informativo nº 852, semana de 21 a 27 de fevereiro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR