FAEP quer prorrogação
de débitos de produtores

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, enviou ao Governo Federal ofício reivindicando a prorrogação do pagamento dos débitos vincendos e vencidos dos financiamentos para a produção de trigo, "de tal forma que o produtor possa saldá-las quando o mercado apresentar melhores condições de comercialização". O ofício foi enviado aos ministros Antônio Palocci (Fazenda), Roberto Rodrigues (Agricultura), Aldo Rebelo (Coordenação Política), Ricardo Conceição (vice-presidente de Agronegócios e Governo do Banco do Brasil), e senadores e deputados. Lei a íntegra do documento:

"Sr. Ministro:

Estimulados pelo Governo Federal, os produtores rurais produziram uma safra recorde de trigo de mais de 6 milhões de toneladas, dos quais 3 milhões no Paraná. A comercialização, contudo, está se processando de forma extremamente lenta porque os preços do mercado, de R$ 19 a 20,00, estão 20% abaixo do preço mínimo oficial de R$ 24,00 e mesmo assim há dificuldades em encontrar compradores.

Cerca de 40% da safra ainda não foi comercializada e os produtores estão sendo pressionados pelos bancos a pagar os financiamentos vencidos e vincendos ou trocar o débito a juros de 8,75% ªª por CPR com juros de 23% ªª, o que apenas agrava a situação.

O Banco do Brasil vem prorrogando os vencimentos das parcelas, que estão se acumulando, gerando um passivo difícil de ser cumprido. Até o momento, as solicitações para que o Conselho Monetário Nacional aprovasse voto efetivando a prorrogação dos débitos em parcelas a serem quitadas após o vencimento do contrato, não surtiram efeitos e os produtores, que já amargaram um aumento brutal de custo de produção da safra de verão, que começa a ser colhida com preços em baixa, vão enfrentar sérias dificuldades.

Desta forma, vimos solicitar que seja providenciada com urgência a prorrogação do pagamento dos débitos vincendos e vencidos dos financiamentos para a produção de trigo de tal forma que o produtor possa saldá-las quando o mercado apresentar melhores condições de comercialização.

Certos da vossa compreensão e apoio, apresentamos nossos protestos de elevada estima e consideração.

Ágide Meneguette

Presidente"


Boletim Informativo nº 852, semana de 21 a 27 de fevereiro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR