Projeção do IBGE estima safra
agrícola 13% maior em 2005

A safra agrícola de 2005 poderá ser 13,29% maior que a de 2004, com projeção de chegar a 134,9 milhões de toneladas. A estimativa faz parte do terceiro prognóstico sobre produção e área plantada divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho foi feito em dezembro de 2004 nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e nos estados de Rondônia, Bahia, Piauí e Maranhão. Segundo o IBGE, a soja terá papel de destaque no aumento da safra neste ano, ao contrário de 2004, quando o produto influenciou na queda de 3,7% em relação ao ano anterior.

O coordenador de Agropecuária do IBGE, Carlos Alberto Lauria, disse que a soja é responsável por 41% da produção de grãos do país. "O aumento significativo da soja está sendo explicado pela falta de opção do produtor de migrar para outros produtos. Apesar do preço da soja estar baixo, o dos outros produtos também está. Então, estamos estimulando o produtor a continuar plantando soja", afirmou.

Lauria advertiu, porém, que a estimativa poderá sofrer redução no levantamento do próximo mês, já que o prognóstico atual não computou a estiagem que vem ocorrendo no sul do país. O algodão herbáceo, que se destacou em 2004 com crescimento de 62%, deve sofrer queda de produção e área plantada neste ano, principalmente em Mato Grosso. A expectativa da produção na área é de 1,406 milhão de toneladas, 18,16% inferior à de 2004. Com variação positiva em relação à área plantada, aparecem o amendoim em casca da primeira safra, o arroz em casca e a soja em grão.


Boletim Informativo nº 851, semana de 7 a 13 de fevereiro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR