Sindicato Rural e Senar oferecem mais
cursos para evitar perdas na colheita

Quase a metade dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Maringá e o Senar Paraná até o fim desse mês tem a finalidade de capacitar para a colheita da safra de verão, evitar perdas e desperdícios e assegurar a eficiência do maquinário agrícola. São os treinamentos de Operação e a Manutenção de Colheitadeiras Automotrizes, que orientam sobre as regulagens correta do equipamento.

Entre os módulos agendados existem também oportunidades de treinamento para aperfeiçoar técnicas de produção, de gerenciamento e administração da propriedade agropecuária.

No total, até dia 28, o Sindicato e o Senar oferecem 18 eventos de aprendizagem rural para turmas em Maringá, Sarandi, Itambé, Floresta e Paiçandu. Para participar, os(as) candidatos(as) devem ser maiores de 18 anos, comprovar que são trabalhadores(as) ou produtores(as) esposa ou filhos de produtores rurais e saber ler e escrever. Quatro turmas serão realizadas na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), com aulas sobre como fazer Conservas Caseiras; sobre o Cultivo de Raízes, Bulbos e Tubérculo; Olerícolas, Frutos e Sementes; e sobre a produção de Derivados de Leite.

Os treinamentos são gratuitos e estão distribuídos em 18 turmas, sobre:

  • Aplicação de Agrotóxicos (barras);

  • Administração de Empresas Agro-Silvo-Pastoris – De Olho na Qualidade Total; Operação e Manutenção de Colheitadeiras Automotrizes;

  • Administração de Empresas Agro-Silvo-Pastoris / Administração Rural Nível Médio;

  • Bovinocultura de Corte - Gerenciamento Técnico e Econômico do Rebanho - 1º Módulo;

  • Bovinocultura de Corte - Gerenciamento Técnico e Econômico do Rebanho - 2º Módulo;

  • Beneficiamento de Pescados;

  • ATEPEC, curso de bovinocultura para melhor compreensão das tecnologias e estratégias voltadas ao aumento dos índices de produtividade do rebanho, gerando elevação de renda em diferentes sistemas de produção.


Boletim Informativo nº 851, semana de 7 a 13 de fevereiro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR