Borghi é o novo presidente
do Sindicato Rural de Maringá

Em dezembro, o engenheiro agrônomo Annibal Bianchini da Rocha transferiu a presidência do Sindicato Rural de Maringá para José Antônio Borghi, também engenheiro agrônomo além de produtor de soja, milho, café e uva na região.

Bianchini da Rocha, que esteve 31 anos na diretoria do Sindicato Rural, é um dos pioneiros de Maringá, um exemplo de dedicação em defesa da agropecuária paranaense. Conhecido como o Jardineiro de Maringá por sua preocupação em relação a ecologia, Bianchini sempre integrou as frentes de luta pela melhoria das condições de produção do agronegócio paranaense.


   Na posse, José Antonio Borghi declarou querer estreitar ainda mais o relacionamento com os agricultores, visando inovação, parcerias, melhoria dos serviços e maior união. "Queremos agropecuaristas participativos e comprometidos com as lutas da categoria. É preciso haver um verdadeiro sentimento de classe entre nós, produtores rurais, para avançar em nossas conquistas e obter o reconhecimento da sociedade. Esforços integrados levam ao sucesso", destacou.

Uma das propostas é trabalhar para que o associado e sua família envolvam-se cada vez mais com o processo de organização e fortalecimento sindical, o que já vem sendo feito por meio de atividades direcionadas às esposas dos associados. O Sindicato Rural de Maringá possui um departamento feminino que organizou e realizou, no segundo semestre de 2004, um dos maiores encontros de mulheres rurais no Estado, com a participação de cerca de mil produtoras da região Norte.

O sistema sindical é hoje um dos principais veículos de informação e profissionalização do agropecuarista paranaense. Borghi destaca que "bem informado e organizado, o poder de força do produtor torna-se muito maior". Maringá deve intensificar a oferta de cursos em parceria com o SENAR/PR, além de atuar integrado às instituições do agronegócio, órgãos governamentais, cooperativas, agentes de créditos, sindicato dos trabalhadores e associações de produtores.

Janeiro movimentado
com novas diretorias

Outros oito sindicatos rurais paranaenses iniciaram 2005 com diretorias tomando posse, parte delas reeleita. As solenidades foram realizadas já nos primeiros dias de janeiro, com a presença de diretores do sistema FAEP, lideranças políticas e companheiros dos núcleos regionais de sindicatos rurais. Tomaram posse até a semana passada os dirigentes de Primeiro de Maio (12), São José da Boa Vista, Araruna e Santa Cruz do Monte Castelo (14), Renascença (15) e Manoel Ribas (22). Para os próximos dias estão agendadas as cerimônias de Telêmaco Borba (26) e São Miguel do Iguaçu (28).

Em Santa Cruz de Monte Castelo o presidente reeleito é Odair Galhardo. Em Araruna foi empossado o presidente reeleito Saulo Molina. O produtor Ignácio Carminatti é o novo presidente do Sindicato Rural de Renascença, substituindo Geraldo Giacomini, prefeito eleito de Renascença, que continua na diretoria e acumula a vice-presidência.

No Sindicato Rural de São José da Boa Vista foi reeleito o presidente José Paulo Ferreira. O Sindicato Rural de Manoel Ribas renovou. Seu novo presidente é o produtor Sérgio Zanetin. Em São Miguel do Iguaçu, Eliseo Presa é o novo presidente. Em Telêmaco Borba o novo presidente é Marcos Silva.


Boletim Informativo nº 849, semana de 24 a 30 de janeiro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR