Produtor rural reconhece a qualidade
e importância dos cursos do SENAR

As respostas de mais de nove mil produtores rurais de todo o Brasil a questionário sobre as atividades realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) comprovaram que a instituição está cumprindo a missão de oferecer oportunidades de formação profissional rural ao homem do campo, e com qualidade. O estudo, desenvolvido pelo Projeto Conhecer da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), enviou questionários diretamente a produtores das mais diferentes regiões. Das respostas obtidas, parcela de 99% afirmou ter adquirido maior competência para realizar as


Curso de tratorista agrícola

atividades em sua propriedade depois de ter freqüentado o programa de formação profissional rural oferecido pela instituição.



Curso de Jardinagem


A consulta verificou que, do público que respondeu o questionário, 93% afirmaram ter adquirido informações que lhes permitiram melhorar a administração dos custos de produção, evitando desperdícios e trabalhos improdutivos ao participar dos cursos do SENAR. Em outro questionamento, parcela de também 93% garantiu ter passado a motivar outras pessoas a participar de cursos do SENAR. Outros 96% garantiram ter se interessado em participar de outros cursos oferecidos pelo SENAR.

Por meio de um sistema de pontuação, a consulta verificou também a qualidade de características dos trabalhos realizados pelo SENAR, avaliando os

instrutores, conteúdos técnicos, material disponível, duração, organização e adequação dos cursos em relação às expectativas iniciais. A média das avaliações creditou nota 8,27 aos trabalhos do SENAR. "O compromisso do SENAR com o desenvolvimento profissional daqueles que lidam no campo pode ser confirmado pelas respostas dadas a esta consulta", avalia o secretário-executivo do SENAR, Geraldo Gontijo Ribeiro.

A consulta do Projeto Conhecer, que envolveu o envio de questionários entre outubro de 2003 e março de 2004, comprovou que o SENAR está cumprindo a sua missão, que é a de organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural (FPR) e realizar atividades de Promoção Social (PS) de jovens e adultos, homens e mulheres que exerçam atividades no meio rural.

O SENAR foi criado pela Lei 8.315, de 23 de dezembro de 1991, portanto está completando 13 anos de atividades neste final de ano. A administração central do SENAR fica em Brasília, sendo que a execução das tarefas de Formação Profissional Rural e Promoção Social são realizadas pelas 27 administrações regionais do SENAR, vinculadas às federações de agricultura.


   Para Gontijo, o resultado da consulta comprova que a instituição está conseguindo realizar ações educativas competentes, fornecendo ao homem do campo a capacidade de gerenciar o seu próprio trabalho. "É claro que há muito a ser realizado para melhor qualificar e aperfeiçoar todos os profissionais do campo, mas foi possível perceber que estamos no caminho certo", diz o Secretário-Executivo do SENAR. Em 2003, a instituição ofereceu cursos de formação profissional a 441mil pessoas, e deve atingir 502 mil em 2004. Os cursos oferecidos envolvem os mais diversos segmentos da atividade rural, ou seja, na agropecuária, silvicultura, aqüicultura, extrativismo, agroindústria, atividades de apoio agro-silvo-pastorial e atividades



Curso de conservas vegetais

relacionadas à prestação de serviços. A integra da pesquisa que apurou o grau de satisfação dos produtores rurais com as atividades realizadas pelo SENAR pode ser conferida na publicação "O Que Pensam os Produtores Brasileiros – 2004", divulgado pela CNA.

SENAR-PR já emitiu mais
de 600 mil certificados

Desde o início de suas atividades em campo, em 1993, o SENAR-PR já emitiu cerca de 630 mil certificações em cursos de formação profissional rural. Só em 2004, foram mais de 110 mil certificados. Entre os treinamentos mais solicitados no ano estão os relacionados ao cultivo da cana-de-açúcar, que somou mais de 12 mil participantes, os de operação e manutenção de tratores agrícolas, com 5.800 participantes e os de aplicação correta e segura de agrotóxicos, que contaram com a participação de quase 5 mil participantes.

Na área de gestão do agronegócio, o Programa Empreendedor Rural, parceria SENAR-PR/ SEBRAE-PR/FAEP e FETAEP, atingiu em três semestres de curso, oito mil participantes na primeira fase e 286 dos 399 municípios do estado, fechando o ano de 2004 com 278 turmas em dois semestres e um total de 5.286 concluintes. O sucesso do PER incentivou o crescimento na demanda por outros cursos. Aqueles ligados à área de administração da propriedade rural registraram aumento na procura. Os participantes do programa sentiram necessidade em se familiarizar com ferramentas capazes de auxiliá-los no controle gerencial de seu negócio, demonstrando muito interesse pelo módulo de informática básica, que foi incorporado a todos os títulos relacionados à administração.

O SENAR-PR tem também atuação importante na área de Promoção Social. O Programa Agrinho abrangeu mais de 1,5 milhão de crianças, em seu nono ano de existência. O Programa Família e Qualidade de Vida ganhou novos módulos e passa a ter como público alvo não apenas a mulher rural, como também o casal e pessoas da terceira idade.


Boletim Informativo nº 848, semana de 17 a 23 de janeiro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR