Veteranos têm participação
importante em evento

O grupo de 200 veteranos (foto) que veio a Curitiba participar do III Encontro Estadual de Empreendedores Rurais assumiu algumas tarefas durante o evento. A intenção da organização foi fazer deles instrumentos de integração entre as turmas presentes, e, em uma primeira avaliação, a experiência parece ter dado certo. "Havia um clima de maior descontração entre os presentes e pode ter sido influência do trabalho deles", comenta Élcio Chagas, coordenador do PER pelo SENAR-PR.

No início da manhã do dia do evento o

grupo de veteranos se reuniu com os organizadores do PER. Na pauta, além das "tarefas" do dia do Encontro Estadual, foi discutida também a formação de turmas para a Fase III do programa. "Foi solicitado que eles sejam o ponto de apoio para a organização das turmas na fase três e a partir de agora eles estão assumindo este compromisso", explica Élcio. Durante o evento, coube a um grupo de veteranos a apresentação de cada uma das equipes que iriam expor seus projetos. Também auxiliaram a equipe de organização no sentido de deixar os participantes mais à vontade no ambiente do evento, além de circular pelo local trocando informações e dando seu testemunho em relação ao curso.



Bom exemplo:- A produtora rural Zeila Manchini, de Ibiporã, participou pelo segundo semestre do programa. No primeiro, desenvolveu junto com um colega de turma, um projeto na área de apicultura. Desta vez, ela e o filho trabalharam em um projeto de turismo rural. A propriedade da família, onde mora há 12 anos, nunca tinha gerado lucro. A partir de cursos de qualificação, passou a investir no local: "Comecei a trabalhar com outra visão. Participei pela primeira vez do programa e descobri onde estavam minhas falhas. Montei um projeto em apicultura e implantei em minha propriedade. Foi um sucesso!".


   A história de Zeila é muito parecida com a da maioria que resolve investir no agronegócio. "Antes eu esperava que as entidades viessem até mim, para oferecer coisas. Hoje vou em busca de mais e mais. Quero aprender e me superar a cada dia", conta Zeila, com entusiasmo, que aumentou seu faturamento em 25% desde a primeira participação no Programa Empreendedor Rural.

<< página anterior

próxima página >>


Boletim Informativo nº 846, semana de 13 a 19 de dezembro de 2004
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná