Medidas para prorrogação do Funcafé

O anúncio do Ministério da Agricultura de que haverá prorrogação por 90 dias dos financiamentos de custeio e colheita do café (safras 2002/2003 e 2003/2004) ainda não teve efeito prático para os produtores, nas agências do Banco do Brasil.

Informações dos Sindicatos Rurais chegaram à FAEP dando conta que os gerentes do Banco do Brasil não estão prorrogando as parcelas vincendas no mês corrente por que ainda não foram notificados sobre a medida pelo Banco Central ou pelo Ministério da Agricultura. Diante da situação, a

FAEP enviou ofício ao Ministério da Agricultura e ao Banco do Brasil pedindo medidas urgentes para colocar em prática a prorrogação já anunciada para débitos que venceram desde 19 de novembro. Assim, os produtores passariam a quitar as dívidas em fevereiro e março de 2005.

Segundo o próprio Ministério da Agricultura, "a implementação desta medida visa ainda permitir aos produtores comercializarem o saldo de suas safras a preços que remunerem sua produção e possibilitem quitar seus compromissos, uma vez que o mercado de café caminha para um quadro de escassez da produção mundial".


Boletim Informativo nº 845, semana de 6 a 12 de dezembro de 2004
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR