Prorrogado financiamento do café

O Ministério da Agricultura encaminhou no 19 de novembro expediente aos agentes financeiros, que operam com os recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), comunicando a prorrogação por 90 dias os financiamentos de custeio e colheita do café das safras 2002/2003 e 2003/2004. Com a medida, os produtores passarão a quitar seus débitos em fevereiro e março de 2005.

Segundo informação da Agência Brasil, a decisão se baseia nas Resoluções de nºs 3101 e 3167 do Banco Central e proporcionará uma melhor racionalização da oferta do café brasileiro no mercado internacional. A implementação desta medida visa ainda permitir aos produtores comercializarem o saldo de suas safras a preços que remunerem sua produção e possibilitem quitar seus compromissos, uma vez que o mercado de café caminha para um quadro de escassez da produção mundial, afirmam especialistas do Ministério.

Eles informaram também que o Governo está analisando o projeto de conversão das dívidas do Funcafé em produto. Segundo os especialistas, a iniciativa se justifica em função do passivo do setor com o Funcafé, pois desde o ano de 2000 os cafeicultores vêm comercializando suas safras abaixo do custo de produção. Pedido nesse sentido foi feito ao Ministério pela Coordenação da Bancada do Agronegócio Café no Congresso Nacional.


Boletim Informativo nº 844, semana de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2004
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR