|
|
|
Agrinho premia
professores Professores, crianças e diretores de escolas participaram da festa de premiação do Concurso Agrinho 2004, realizada no dia 22, no Restaurante Madalosso, em Curitiba. As atividades do Programa Agrinho 2004 envolveram mais de 1,5 milhão de participantes em todo o estado. Mais de 900 pessoas vieram do interior do estado para Curitiba, onde foram recebidos com café da manhã e depois encaminhados ao local do evento. Ao todo a festa reuniu cerca de 2 mil pessoas que lotaram os salões do Madalosso. "É gratificante poder acompanhar ano a ano o entusiasmo e envolvimento de professores e alunos e o compromisso que assumem com as propostas do Programa Agrinho", comenta Patrícia Lupion Torres, coordenadora pedagógica do programa. |
|
|
Ágide Meneguette, presidente da FAEP/ SENAR-PR agradece o apoio de parceiros Antônio Ernesto de Salvo, presidente da CNA: Paraná é destaque mais uma vez |
e adolescentes informações sobre saúde, cidadania, meio ambiente e trabalho e consumo", disse Ágide Meneguette, presidente da FAEP/ SENAR-PR. Na abertura do evento, ele destacou a importância da participação direta dos parceiros que apóiam o Programa Agrinho, entre os quais, o governo do estado do Paraná, prefeituras municipais e sindicatos rurais patronais, além do apoio de instituições públicas e privadas e indústrias químicas e de implementos. Representando os parceiros, Kazuo Hojo, diretor de relações governamentais da Dow Agrosciences, falou sobre os resultados do trabalho. "Nos envaidece muito ter uma parceria tão completa e tão ativa. Da vivência que nós temos, o Agrinho é um dos melhores programas do mundo na área de educação". O presidente da CNA, Antônio Ernesto de Salvo destacou que o Paraná sai na frente na lição de cidadania que o Agrinho dá e na importância da integração entre campo e cidade: "É desta relação sadia entre campo e cidade que pode nascer uma nação mais justa e próspera". O governador em exercício, Orlando Pessuti se referiu ao sucesso crescente do programa: "Venho aqui com a mesma convicção do dia em que conheci o Agrinho. É um programa de cidadania e responsabilidade social que realmente justifica essa parceria com o governo do estado". Ao comentar sobre os resultados obtidos |
pelo programa desde seu início em 96, Meneguette frisa a preocupação do SENAR-PR em contribuir com a educação integral das crianças do estado: "Desejamos que nossas crianças se tornem homens e mulheres que lutem por um meio ambiente melhor, que tenham ciência de seus direitos e de seus deveres, que vivam uma vida mais saudável". Premiação - O público acompanhou atento ao anúncio dos mais de 350 premiados. O ponto alto da cerimônia ficou reservado para o final da manhã, com a divulgação dos campeões estaduais do concurso. Professores e alunos classificados em primeiro lugar estadual nas categorias Desenho – |
|
Almoço comemorativo encerra o evento com chave de ouro |
Educação Especial e Desenho - Educação Infantil receberam aparelhos de TV. Os primeiros lugares estaduais na categoria redação foram premiados com computadores, assim como os vencedores na categoria município Agrinho. O prêmio para as experiências pedagógicas vencedoras na etapa estadual do concurso foi um automóvel 0km. Os nomes dos professores vencedores são: Meio Ambiente, professora Evani Aparecida de Camargo Mendes, de Pinhão; em Cidadania, professora Rosângela Migon Broch, de Francisco Beltrão; em Saúde, professora Josseli de Fátima de Assis Santos, de Quitandinha; em Trabalho e Consumo, professora Maria Cristina Jussiani, de Itambaracá. |
Nesses nove anos de atividade o programa cresceu. Iniciou como projeto piloto em cinco municípios. Hoje em dia são quatro os temas abordados: Saúde, Meio Ambiente, Cidadania e Trabalho e Consumo, tratados de maneira transversal dentro das disciplinas curriculares. Há material didático especialmente preparado para professores e alunos. Os alunos têm cartilhas e o professor ganha um livro com sugestões de textos e atividades de apoio para os quatro temas tratados pelo programa. Com base nesse material, os professores coordenam atividades em sala, como redações e desenhos, além do desenvolvimento de experiências pedagógicas. Estas são trabalhos feitos sob a coordenação de professores com a participação dos alunos e, envolvimento da comunidade escolar e pais, de maneira a incentivar o hábito da pesquisa entre os participantes. |
|
|
Boletim Informativo nº 844,
semana de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2004 |