Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Casa em Ordem passa por todas
as turmas do Empreendedor Rural

Um mês antes do término dos módulos do PER, a equipe de técnicos do Programa Casa em Ordem fechou o calendário de palestras nas 116 turmas deste semestre. Onze técnicos se revezaram na tarefa de levar aos participantes do programa informações sobre o cumprimento da legislação na propriedade rural. Em cerca de 50 minutos o palestrante aborda aspectos referentes à propriedade, reservando tempo para esclarecer dúvidas.

O Casa em Ordem foi criado em julho de 2003 com o intuito de informar produtores rurais sobre a

função social da propriedade e questões referentes às legislações ambiental, agrária, tributária, trabalhista e previdenciária. De lá para cá já foram organizados 65 eventos em diferentes municípios, com uma carga horária de quatro horas. A palestra foi adaptada para se encaixar nos módulos do PER e desde o início do ano foram realizados 247 eventos.



   Para o coordenador do Departamento Sindical da FAEP, Wesley Borges, as informações do Casa em Ordem chegam na hora certa para os participantes do Empreendedor Rural: "O projeto desenvolvido por eles pode ser o melhor possível, mas se não estiver de acordo com a legislação, não é viável", explica. Ele diz que a equipe responsável pelo programa já percebe uma mudança no comportamento daqueles produtores que participaram do Casa em Ordem. "Quando encontramos produtores que já participaram do programa, percebemos uma evolução grande em termos de procedimentos na propriedade, principalmente no que diz respeito à regularização dos funcionários e de áreas de reserva legal", conclui Wesley.

 

SINTONIA

A primeira turma do Programa Empreendedor Rural no município de Salto do Lontra (foto ao lado) reúne pequenos produtores e técnicos agrícolas, filhos de produtores rurais. Segundo o instrutor Juan Artigas Souza Luz, o nível dos projetos desenvolvidos é muito bom e os temas, bastante diversificados. Dos 12 projetos desenvolvidos, o grupo selecionou dois para representá-los no concurso "Melhor Projeto Empreendedor Rural", um que trata de reflorestamento de Pinus e outro sobre produção de mel. Há inclusive, empreendedores que já estão iniciando a implantação do projeto.

 

Em Verê, o perfil da turma é similar à de Salto do Lontra. Pequenos agricultores se dedicaram ao desenvolvimento de dez projetos ao todo, entre eles, seis voltados à atividade leiteira.

A produção de leite também é tema de um dos projetos enviados à banca avaliadora do concurso. O segundo projeto selecionado pela turma trata de armazenagem de cereais.


Turma de Verê: projetos incrementais na produção de leite

 

O Portal do Empreendedor Rural registrou 684 postagens no fórum de discussões dos projetos este ano. Em geral, os freqüentadores recorrem ao espaço para pedir aos colegas ajuda para sanar dúvidas que surgem no andamento do projeto. Navegando pelo site, é interessante perceber a presteza dos colegas em repassar não só fontes de pesquisa e bibliografia relacionada ao tema, como também informações que são fruto de suas experiências pessoais.


Boletim Informativo nº 842, semana de 15 a 21 de novembro de 2004
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR