Atualização em agrotóxicos traz novidades
na aplicação e destinação de embalagens

Preocupado em deixar produtores rurais em sintonia com a legislação, o SENAR-PR promoveu nos dias 29 e 30 de outubro um evento de atualização para cerca de 40 instrutores responsáveis pelos treinamentos em aplicação de agrotóxicos em campo. A pauta incluiu orientações quanto à destinação final d as embalagens de agrotóxicos, transporte de produtos perigosos, armazenamento de agrotóxicos, tecnologia de aplicação do produto e controle da deriva na pulverização.

A lei que prevê modificações na destinação de embalagens vazias de produtos fitossanitários é do

ano 2.000, mas ainda há dúvidas no campo sobre como proceder de forma correta. Os instrutores foram atualizados sobre o funcionamento das centrais de recebimento, que responsabilidade cabe ao agricultor, ao revendedor e ao fabricante. Para Cyrus Augustus Moro Daldin, engenheiro agrônomo especializado no assunto, é importante frisar certas informações junto aos instrutores já que serão eles que irão repassá-las aos produtores rurais: "O que tem de novo agora é a mudança em toda a seqüência legal de como proceder com as embalagens vazias".

Em termos de novas técnicas de aplicação, o treinamento trouxe novidades que buscam garantir a eficácia do produto, evitando danos a terceiros e ao meio ambiente. Ao final do evento, o instrutor Vidal Ferreira de Campos, que participou do treinamento, comentou as atualizações feitas no curso de aplicação correta e segura de agrotóxicos: "Com o novo formato haverá mais tempo para a discussão de aspectos referentes à aplicação dos produtos, promovendo assim um melhor aprendizado".


Boletim Informativo nº 841, semana de 8 a 14 de novembro de 2004
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR