Técnicos e produtores

Viagem técnica a centros
de excelência em pecuária


Visita dos técnicos à Embrapa Sudeste

O Programa Paranaense de Carnes e Leite a Base de Pasto avançou mais uma fase em outubro. Com aporte financeiro do Senar – Paraná, concluiu a terceira etapa do projeto que visa incentivar a melhorar cada vez mais a qualidade da produção pecuária.

Um grupo de 30 técnicos da agropecuária do Norte e Noroeste do Estado e três produtores paranaenses de gado de corte e leite participaram da excursão a uma fazenda que produz leite para a Nestlé, no Município de Fernandópolis, e à unidade da EMBRAPA/Sudeste, em São Carlos (São Paulo).


   Desde o início das atividades, o Programa prioriza a reciclagem dos instrutores e profissionais da assistência técnica em tecnologias e conhecimento sobre a produção pecuária. "É fundamental que as mudanças nos sistemas de produção possam ocorrer", explica o coordenador do Programa Rubens Niederheitmann.

As etapas anteriores transcorreram com palestras, visitas e atividades práticas a campo com os técnicos pecuários, que depois repassam os conhecimentos aos produtores de leite e carne.

Produção paranaense de carnes e leite a base de pasto
Treino e Visita – 3º Encontro do Grupo Norte

Dia de Campo Fazenda São Pedro da Agropecuária CFM em Fernandópolis – SP
Visita à EMBRAPA Sudeste em São Carlos


Programação:

1. Dia de Campo DPA/NESTLÉ dia 20/10/2004 (foto ao lado)
2. Embrapa Sudeste – 21/10/2004

1. Dia de Campo

O dia de Campo aconteceu na Fazenda São Pedro da Agropecuária CFM, onde foram realizadas três palestras técnicas

  • Gestão da Propriedade leiteira - Prof. Vidal Pedroso de Farias FEALQ ;


  • Alimentação de ruminantes - Prof. Flávio A Portela dos Santos USP/ESALQ ;

  • Melhoramento Genético aplicada à Produção - Prof. Edinaldo da Silva Bezerra da UFRJ.

1.1 Características da Fazenda:

Localizada no Município de Fernandópolis, Noroeste do Estado de São Paulo, a Fazenda tem 2.684 hectares onde são mantidas 2.600 cabeças em média, divididas em três setores;

Cria e recria .................................. (111 ha),
Vacas em lactação ........................ (180 ha),
Vacas secas e novilhas prenhes ...... (106 ha),

Além disto a fazenda possui:
Produção de silagem...................... (200 ha)
Produção de cana de açúcar ....... (1.500 ha)


   Toda a área está dividida em mais de 430 piquetes rotacionados, formados com capim Colonião, Mombaça e Grama estrela Africana.

As vacas são mantidas nestes piquetes rotacionados durante toda a estação chuvosa e recebem alimentação no cocho somente durante o período de estiagem.

A cria das bezerras é feita em bezerreiro coletivo em piquetes de grama estrela africana, onde são aleitadas até os 50 dias de idade.

O Objetivo principal da Fazenda é a alta produtividade a baixo custo, lançando mão de cruzamentos entre raças leiteiras, manejo simplificado e rotação de pastagens e segundo os organizadores o sistema apresenta resultados satisfatórios, garantindo lucratividade viável e sustentável.

Atualmente são 1000 vacas em lactação, produzindo cerca de 13.500 litros de leite por dia em duas ordenhas diárias o que resulta numa média de 13,5 litros /dia.

Para obter estes resultados, a fazenda usa um sistema de gestão informatizado onde estão armazenados informações sobre pedigree, desempenho produtivo, reprodutivo e a viabilidade econômica do negócio além do manejo diário.

O acompanhamento criterioso para a seleção desde os primeiros dias dos animais até a fase adulta é intenso o que permite definir quais os animais serão descartados e encaminhados ao abate ou selecionados para venda.

As palestras do dia de campo agregaram muitas informações estratégicas para os técnicos principalmente pelos temas escolhidos (Gestão, Alimentação animal e genética) que são temas fundamentais na produção de leite.

Índices ano 2003

Litros/leite/ha/ano 15.073
IEP (meses) 13,3
Média/lactação encerrada (litros) 4.466
Dias em lactação 314
Vacas em lactação (%) 85
Idade ao primeiro parto (meses)
Número de partos
29
1069
Mortalidade de bezerros (%) 4,7
Média CCS (x 1000/ml) 439
Média UFC (x 1000/ml) 133

2. Visita à EMBRAPA SUDESTE

O Objetivo foi conhecer as tecnologias em desenvolvimento pela EMBRAPA Sudoeste em termos de produção de carne e leite à pasto e a estratégia adotada para a transferência de tecnologia para produtores de leite com características de agricultores familiares.

Agenda da visita

8:00 horas – Visita à instalações do Sistema de Produção de Carne e Leite da EMBRAPA Pecuária Sudeste. – Eli Antônio Schiffler

12:00 horas – almoço

14:00 horas - Palestra – Sistema Intensivo de Produção de Leite e Carne. André Luiz Monteiro Novo

16:00 horas - Visita à Propriedade Demonstrativa de Agricultura Familiar – Sitio São Miguel, produtor Sedilson Ordonho em Água Vermelha – SP.

2.1 Observações, conclusões e Pontos de destaque da viagem:

  • A receptividade e organização por parte dos locais visitados (Agropecuária CFM e EMBRAPA SUDESTE)

  • A grande experiência que os pesquisadores possuem com relação à produção de carne e leite a base de pasto, respondendo à todas as questões formuladas pelos participantes da Excursão;

  • A demonstração de resultados concretos por parte do pessoal da Embrapa e a possibilidade de extrapolar para toda a região norte do Paraná pela semelhança de clima;

  • A visão de sistemas e custos de produção quando da abordagem sobre alimentação apresentada pelo pessoal da Embrapa, ou seja as abordagens não deixavam de considerar a aplicabilidade econômica e técnica das propostas;

  • Conhecemos o modelo de transferência de tecnologia (EMBRAPA) em parceria com a Cooperativa Nacional Agro industrial e com a CATI –SP que permite a adoção por parte do produtor mesmo em pequenas áreas;

  • A visão descomplicada do melhoramento genético, apresentada pelo Professor Edinaldo (Dia de Campo DPA/Nestlé) na tomada de decisão por parte do produtor para escolha de raças;

  • A estratégia para que o pequeno produtor passe a adotar a adulação de suas pastagens, onde a sugestão é dividir a área por 20 e depois ainda por dois, para que com uma pequena área o produtor exercite, aprenda e se convença de que é possível produzir a pasto com lucratividade e segurança e depois ainda, possa aumentar gradativamente sua área com pastagem de qualidade.

  • A importância do produtor saber identificar os pontos de intervenção em sua propriedade seguindo as prioridades que de fato interferem no seu resultado como alimento certo na horta certa, respeitando as condições fisiológicas do animal, suas necessidades de sombra e água em condições apropriadas, a utilização racional de concentrados em complementação ao pasto etc.

  • A constatação de que temos ainda um grande caminho a ser percorrido para a utilização de todo o potencial que as forrageiras podem nos proporcionar;

  • A constatação de que é possível também o pequeno produtor obter bons resultados na utilização de pastagens usando correção do solo e adubação, isto não é privilégio dos grandes.

  • A visita à propriedade familiar foi muito oportuna pelo fato de que prova que é possível em uma pequena propriedade (4,2 Hectares) se obter lucro na produção de leite à pasto com qualidade.

  • A similaridade entre as condições vistas na Embrapa São Carlos e as condições do Norte e Noroeste do Paraná o que nos facilita uma vez que temos carência de informações nesta área (pesquisas com pastagens);

  • A importância da integração entre os técnicos presentes à Excursão (Cooperativas, Iniciativa Privada, Sindicatos, SENAR, EMATER, Produtores);

  • A utilização da cana de açúcar com uréia na alimentação do gado (foto abaixo), alternativa muito importante para a região Norte do Paraná.

  • A Necessidade de se trabalhar os vários aspectos que interferem no manejo e alimentação dos animais (bem estar animal, água, sombra, qualidade do alimento);

  • A necessidade de se aprofundar a questão custo de produção tanto no leite quanto na carne, o que é hoje uma deficiência dos produtores que atuam nestas cadeias.

  • A exemplo desta viagem, os participantes ligados à produção de carne sugerem se repetir a viagem com um grupo maior de técnicos e produtores de carne para uma fazenda da CFM que produz só carne a pasto e também à Embrapa Campo Grande o que


com certeza agregará muito aos participantes a exemplo desta viagem.

  • Foi uma ótima oportunidade para conhecer o sistema intensivo de produção de carne e leite a pasto desenvolvido pela EMBRAPA Sudeste o que agregou muitos conhecimentos novos para quem atua nesta área no norte do Paraná.

Conclusão

O grande ganho por parte de todos os participantes, justifica o investimento e com certeza dará mais e melhores argumentos aos técnicos. O grande conhecimento que o pessoal da EMBRAPA e da USP/ESALQ e UFRJ, apresentou nestes dois dias, justificam novas iniciativas desta natureza para que outras experiências como a Produção de gado de corte a Pasto da Agropecuária CFM,e as tecnologias em desenvolvimento pela EMBRAPA Gado de Corte sejam visitadas.


Relação dos técnicos que viajaram à São Paulo (EMBRAPA E DPA) - dias 19 a 22/10/2004

Ailton Rojas Poppi - Munhoz de Melo; Edson Luiz Diogo de Almeida - Maringá; Joel Carneiro dos Santos Filho - Colorado ; José Francisco Lopes Junior - Nova Esperança; Josilvan José Antunes - Nossa Senhora das Graças; Milton Takeo Yabe - Itaguajé; Sidnei Aparecido Baroni - Maringá; Fernando Luiz Martins Costa - Florestópolis; Antonio Carlos Ulbrich - Ibiporã; Rubens Lopes da Silva - Prado Ferreira; Paulo Roberto da Rocha - Bela V. do Paraíso; Lorian Voist Gair - Tamarana; Gilberto São João - Rolândia; Paulo Tadatoshi Hiroki - Londrina; Iole Elsa Canali - Campo Mourão; Kenji Oscar Asami - Nova Cantu; Romulo Madureira Farias - Sto. Ant. da Platina; Ludovino Garcia dos Santos - Ribeirão do Pinhal; Otamir Cesar Martins - Curitiba; Geraldo Morelli - Arapongas; Geraldo Sincero Sobrinho - Jandaia do Sul; Jomar Rodrigues - Sapopema; Roberto Flavio Heller; Nelson Nogueira – Jacarezinho; Marcos Minghini; Antonio Garcia de Souza – Londrina; João Eduardo Gomes; Leovegildo Mattos – Londrina; Rubens Ernesto Niederheitmann – Curitiba; Mário Zafanelli - Umuarama; Fernando Oliveira Bueno – Mandaguari; Fábio Menolli – Jaguapitã; Natalino Bersonoschi – Colorado

Rubens Ernesto Niederheitmann
Produção de carnes e Leite à Base de Pasto
Convênio SEAB/EMATER/FAEP/SENAR/OCEPAR/SESCOOP/FUNDEPEC


Boletim Informativo nº 841, semana de 8 a 14 de novembro de 2004
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR