Programa Casa em
Ordem agita São João

Produtores do Sudoeste paranaense fizeram uma pausa na colheita de trigo para participar da palestra sobre o Programa Casa em Ordem, da FAEP. O encontro foi promovido dia 20, pelos Sindicatos Rurais de Chopinzinho, São João e a Cooperativa Coasul, no auditório do Centro Comunitário da cidade de São João para mais de 200 triticultores.

Além dos cooperados, estiveram presentes autoridades e lideranças agropecuárias da região. A palestra foi ministrada por Dalton Rasêra, do Departamento Sindical da FAEP, com a participação do vice-presidente da FAEP, Juarez Pompeu, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Chopinzinho,

Ênio Pigosso, de São João, Ademar Cláudio Ely, e da Coasul, Paulino Fachin.

Para o assessor da diretoria da Coasul, Luciano Gonçalves, o evento representou uma boa oportunidade de os produtores se informarem e obter esclarecimentos sobre legislação trabalhista rural, tributária, fiscal, questões ambientais, fundiárias e de previdência social.

O encontro, destacou, foi de extrema importância para o agricultor que apresenta uma demanda de atualização muito grande. A platéia de mais de 200 produtores indagou bastante sobre SISLEG, Reserva Legal e o que fazer para assegurar seu direito a aposentadoria previdenciária.

O comparecimento ao Casa em Ordem surpreendeu, principalmente por tratar-se de uma fase decisiva de conclusão da safra de inverno, com todos os triticultores em ritmo acelerado de colheita. Até o meio da semana, São João já tinha colhido 50% da lavoura de trigo. As preocupações dos produtores eram os preços em queda do produto e o mercado não comprador.

Para encerrar o ano, está em planejamento a realização de encontro para tratar de Perspectivas de Safra e Conjuntura do Agronegócio.

 

Palmeira

Os assessores da FAEP, Luiz Anselmo Tourinho e Norton Rodrigues apresentaram o programa Casa em Ordem a 240 alunos do ensino médio e pós médio, da Semana de Extensão Estudantil em Agropecuária e Agroecologia. O encontro aconteceu dia 21 de outubro, no Colégio Agrícola de Palmeira, por sugestão do presidente do Sindicato Rural de Palmeira, João Marcos Santos Malucelli.

As palestras versaram sobre Meio Ambiente com ênfase em questões relativas à água, sindicalismo e ao Programa Casa em Ordem. "Sentimos o interesse e a preocupação dos jovens com as questões ambientais, principalmente em relação a preservação de mananciais de água e ao destino do lixo", comenta Tourinho.


Boletim Informativo nº 840, semana de 1 a 7 de novembro de 2004
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR