Produtoras sentem-se incentivadas
a participar mais do agronegócio


O encontro foi um sucesso, com centenas
de mulheres do Norte Pioneiro

Motivadas a acompanhar e participar cada vez mais ativamente das decisões de negócios junto com maridos e filhos, as participantes do Encontro de Mulheres de Cornélio Procópio destacaram positivamente o debate que reuniu mais de mil e quinhentas pessoas, em 22 de outubro.

Conforme avalia a produtora, empreendedora rural e arquiteta, Marinês Ribeiro Marcolini, este primeiro encontro de mulheres de que participou foi bastante produtivo. "Gostei muito da lição de vida da deputada Kátia Abreu, do relato de sua vida, uma lição para a gente", diz.


   Marinês que gradativamente está passando a cuidar de mais duas fazendas que herdou nos Municípios de Congonhinhas e Campina da Lagoa, conta que ouvir a história da parlamentar - viúva aos 27 anos que teve que assumir de uma hora para outra os negócios familiares-, a fez ter certeza sobre o caminho a seguir. "Este encontro mostrou que posso ajudar meu marido a decidir e administrar a sua fazenda, cuidar de meus filhos, empregados, gerenciar as novas fazendas e ser muito mais feliz fazendo tudo", explica. "Quero dirigir minha vida, continuar a aprender, fazer cursos e passar as informações", completa. Marinês disse também que as palestras representaram uma injeção de ânimo.

Outra jovem produtora rural da região, Conceição Bolognese, do Município de Santa Mariana (Norte Pioneiro), declarou-se satisfeita e animada com a palestra de motivação da escritora Nelma Penteado, e a do senador Osmar Dias, que também destacou a importância da mulher para a agropecuária. "Foi mais do que o esperado", ressaltou.



Marinês Ribeiro Marcolini


   Conceição participa de cursos de capacitação agropecuária.

Acompanha o marido nas visitas a cooperativa, para compras de insumos e equipamentos da fazenda da família, faz pagamentos, controla o que for do escritório e a receita familiar. "Se for preciso, pego no volante de caminhão e trator e levo para a fazenda", admite. Casada há 16 anos, Conceição demonstra ter orgulho de toda a atividade que a mantém ocupada o dia inteiro.



Deputada Kátia Abreu


Ágide Meneguette - presidente da FAEP
 

Mudanças na agropecuária ganham
reforço em Cornélio Procópio

O presidente do Sindicato Rural de Cornélio Procópio, Floriano José Leite Ribeiro, destacou que o Encontro Regional de Mulheres Produtoras representou um novo despertar para a realidade do agronegócio. Ribeiro falou na abertura do encontro. O debate em Cornélio Procópio teve a presença do presidente da FAEP, Ágide Meneguette, do senador Osmar Dias, da deputada Kátia Abreu, do senador Osmar Dias, do presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Norte Pioneiro, Anselmo Bernardelli, da escritora Nelma Penteado e da gerente do INSS de Londrina, Mirian Stinglin.



   A expressiva e grande presença de produtoras do Norte Pioneiro surpreendeu, disse Floriano. Para ele, além da característica de incentivar as mulheres a participarem com maridos e filhos da gestão da propriedade rural, o encontro destacou-se ainda pelo engajamento das produtoras à luta das lideranças agropecuárias e

políticas do Estado, no esforço para obter as mudanças que se fazem mais necessárias na agricultura brasileira. "A união é fundamental", enfatizou o dirigente.


Boletim Informativo nº 840, semana de 1 a 7 de novembro de 2004
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR