Em 2008, o volume de mercadorias movimentado no Porto de Paranaguá foi 13,6% menor que o verificado em 2007.
No ano passado, foram movimentadas 33 milhões de toneladas. Essa redução foi causada, principalmente, pelos embarques de milho. Eles caíram de 4,7 milhões para 1,8 milhão de toneladas. Apesar disso, a receita cambial gerada com exportações pelo terminal cresceu 18,91% e chegou a US$ 14 bilhões.
Já foi autorizada a contratação da empresa que irá realizar a dragagem emergencial no Canal da Galheta, que dá acesso aos Portos Paranaguá e Antonina. A Somar - Serviços de Operações Marítimas – foi a vencedora da consulta de preço promovida pela Appa, conforme modelo adotado pela Secretaria Especial de Portos . A empresa começa os serviços no fim deste mês e terá prazo de 100 dias para dragar 3,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos.
A Somar realizará a dragagem a R$ 7,99/m³ e disponibilizará uma draga com cisterna com capacidade de 13,5 mil m³. De acordo com técnicos do Porto, a empresa foi a que apresentou menores preço e prazo para mobilização do equipamento, como também, melhores produtividade e condição técnica.
A dragagem emergencial do Canal da Galheta será seguida por outras ações no mesmo sentido de restabelecer as profundidades técnicas de projetos, tanto do Porto de Paranaguá como o Porto de Antonina. Como já está previsto no Plano Nacional de Dragagem (PND), ainda serão realizadas as dragagens de manutenção, pela Appa, e a de aprofundamento, pela Secretaria Especial de Portos. Com informações da Agência Estadual de Notícias.
Segundo o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, a movimentação de produtos com maior valor agregado garantiu o resultado positivo nas receitas. Para ele, a visão de criar um porto multicargas ajuda a reduzir os impactos quando há queda nos embarques de grãos. As exportações de açúcar, por exemplo, cresceram 28% e chegaram a 2,8 milhões de toneladas.
As exportações com contêineres mantiveram-se praticamente estáveis, com 297,3 mil de unidades. Com a crise financeira, houve um recuo de 28% nas exportações de veículos. Porém, no caso das importações, a alta foi de 35%. Foram importadas 80.503 unidades. No ano anterior, tinham sido importados 59.546 veículos.
Já a importação de fertilizantes caiu. O Porto de Paranaguá movimentou 5,9 milhões de toneladas. Ou seja, 20% a menos que em 2007. Apesar dessa queda nas importações de fertilizantes, o Porto ainda é o principal portão de entrada de fertilizantes no Brasil. Fontes: Valor Econômico e Safras.