Ano XXII | Nº 1036 | 19 a 25 de janeiro

A- A+

PECUÁRIA

Sanidade é vital

Celso F. D. Doliveira

O processo de Fortalecimento dos Conselhos de Sanidade Agropecuária (CSA) dá um importante passo nesses últimos meses de 2008 e primeiros meses de 2009. Em uma ação conjunta entre o sistema FAEP-SENAR e a Seab-Emater, através do Fundepec, estão sendo realizados dois encontros em cada um dos 42 municípios da região sudoeste do Paraná. Nesta ação estratégica, a tarefa é reestruturar os Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária – CSAs.

Os consultores do SENAR-PR e os técnicos da Seab e Emater são quem realiza os dois encontros por município. O primeiro busca mobilizar os participantes para a formação do Conselho municipal. O segundo ocorre quando o CSA já está composto e trata de planejamento em sanidade agropecuária. Ao término do processo de encontros, os integrantes do Conselho têm diretoria empossada e um plano de ação em mãos, com prioridades e estratégias já discutidas, para ser colocado em prática.

As reuniões de planejamento sanitário que ocorreram em 2008 demonstraram que as maiores preocupações das lideranças agropecuárias são as zoonoses brucelose e tuberculose. Estas doenças, além de trazerem problemas à saúde humana, comprometem a produtividade e a qualidade nas explorações. Outras preocupações levantadas e bastante discutidas são: o uso inadequado de agrotóxicos, o avanço da ferrugem asiática e a baixa qualidade do leite.

Após a conclusão do projeto piloto no sudoeste, em fevereiro, a meta para 2009 é estender o trabalho para o restante do estado – iniciando-se, prioritariamente, pelas regiões de fronteira (oeste e noroeste).

A 3ª etapa que deverá ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2009 na região Sudoeste está sendo organizada pelo grupo operativo.  As ações de educação em sanidade agropecuária para os conselheiros e produtores rurais deverão prevalecer nesta etapa. Encontros regionais para trocar experiências é outra estratégia que deverá ser adotada em 2009.

Um CSA atuante com conselheiros dinâmicos pode trazer grandes benefícios para o agronegócio local. Por isso, é importante a participação dos produtores nestas ações.

<< voltar
Boletim Informativo nº 1036
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná