Ano XXII | Nº 1036 | 19 a 25 de janeiro

A- A+

SAFRA

Perdas aumentam para
cinco milhões de toneladas

A chuva quase generalizada do mês de janeiro chegou tarde para boa parte das lavouras castigadas pela estiagem no Paraná.

Novo levantamento mostra o agravamento dos prejuízos para os produtores. Segundo a Secretaria da Agricultura, as perdas se elevaram de três para cinco milhões de toneladas de grãos, entre feijão, soja e milho. A estiagem atingiu as lavouras entre novembro e dezembro, no momento mais sensível à falta de água.

Assim, em vez de uma colheita de 21,58 milhões de toneladas de grãos, projetada no início do plantio, a safra de verão paranaense foi reduzida para 16,52 milhões de toneladas.

PRODUÇÃO

Conforme levantamento do Deral, a previsão de produção do feijão cai de 610.390 toneladas para 374.987 toneladas, uma redução de 38,6%. As condições climáticas irregulares como seca no início do plantio, excesso de chuvas, baixas temperaturas e ventos frios durante o desenvolvimento das lavouras e para agravar, a estiagem ocorrida em novembro e dezembro nas principais regiões produtoras de feijão, provocaram a quebra de 235.403 toneladas de feijão.

Para o milho, a expectativa inicial de colher 8,72 milhões de toneladas cai para 5,98 milhões de toneladas, uma redução de 2,74 milhões de toneladas, que correspondem a uma quebra de 31,5% na produção.

A quebra na safra de soja está estimada em dois milhões de toneladas. A expectativa inicial era colher 12,79 milhões de toneladas e agora foi reduzida para 10,15 milhões de toneladas, que corresponde a 17% da estimativa inicial de produção.


<< voltar
Boletim Informativo nº 1036
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná