No dia 19 de novembro, os 30 participantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) de Campo do Tenente fizeram uma viagem técnica a uma fábrica de aglomerado. Esta visita foi a última fase de um aprendizado que se iniciou no dia 8 de outubro, quando a turma fez uma visita técnica à Arauco, empresa que planta pinus com o objetivo de produção de aglomerado e MDF.
A visita foi uma parceria entre o Sindicato Rural de Campo do Tenente, SENAR-PR, Arauco e Prefeitura Municipal de Campo do Tenente. A instrutora da turma de JAA é Angélica Marion Rosenthal Rotter.
Durante a visita, os participantes conheceram o trabalho de preservação ambiental da empresa, com noções de biodiversidade e mata nativa e ciliar. Em seguida, os jovens observaram a plantação de mudas de pinus, com o processo de semeadura, germinação, e adaptação para o plantio no campo. Puderam ainda observar um trabalho de pesquisa para o desenvolvimento de clpnes de plantas. Por fim, os participantes visitaram o museu da empresa, onde puderam aprender sobre formação do solo, erosão, mata ciliar, geração de energia, insetos, minerais, tipos de madeira.
Devido ao interesse dos alunos, foi agendada outra visita, que
ocorreu duas semanas depois para que eles pudessem observar a colheita
do pinus. Armados de capacetes, sinalizadores, óculos, botas, os jovens
observaram o processo de colheita e preparo para envio às fábricas.