Ano XXII | Nº 1035 | 15 a 21 de dezembro

A- A+

ARTIGO

Luciana Queiroga Bren

Luciana de Queiroga Bren é Gerente do Sindicato Rural de Guarapuava.
Artigo veiculado na Revista do Produtor Rural, publicação do Sindicato de Guarapuava.
Revolução nos Sindicatos
Rurais do Paraná

Com a frase “Solte o líder que existe em você”, o funcionário do Sindicato Rural de Jaguariaíva, Rafael Roberto, resumiu a intenção da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) ao promover o treinamento sobre liderança sindical, previsto no Programa de Desenvolvimento Sindical,  para todos os funcionários de sindicatos rurais do Estado.

O resultado está sendo visto no dia-a-dia das entidades: revolução total. Os objetivos de promover uma maior integração entre diretorias e funcionários e de fomentar a reflexão sobre comprometimento, visando o desenvolvimento de lideranças – leia-se atitude – mexeu com muita gente.

Em 24 horas, divididas em dois encontros, instrutores do SEBRAE repassaram informações e promoveram dinâmicas de grupos para três turmas, totalizando 90 funcionários de 180 sindicatos rurais.

Zeladoras, auxiliares e assistentes administrativos, secretárias executivas, mobilizadores e gerentes aprenderam sobre o novo contexto mundial de relações do trabalho e o papel da liderança; a relação da liderança e poder; o processo de institucionalização nas organizações e o papel do líder; as diferenças entre líder e gerente; a liderança e o despotismo; motivação e o papel da liderança; estilos de liderança e valores.

Como conseguiram fazer com que pessoas de diferentes níveis culturais compreendessem o assunto? Raquel, nossa zeladora, emocionou-se no final do curso. “Nunca tinha participado de um evento como este, foi maravilhoso. Aprendi que para ser líder, preciso me conhecer, saber quais são os meus pontos fortes e fracos e o que preciso desenvolver”.

E a troca de experiências? Nossa! Como as demandas de um sindicato são tão diferentes de outros e, ao mesmo tempo, todos – cada qual a sua maneira – estão engajados na luta pela representação e defesa da classe produtora rural.

Não tenho palavras para descrever como foi válido este treinamento. Ele abriu nossos olhos para o que é mais importante... Indicou por onde devemos caminhar... Mostrou nossos erros, acertos, nossas necessidades de mudanças...

Como comentou o vice-presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Anton Gora, ao retornar do mesmo treinamento promovido pela FAEP para diretores: “este foi, sem dúvida, um treinamento que valeu a pena... um treinamento para a vida”.

Em nome de todos os participantes, parabenizo o presidente da FAEP, Sr. Ágide Meneguette e a equipe do Departamento Sindical pela iniciativa e agradeço a oportunidade. Somos e seremos líderes enquanto tivermos uma Federação que prioriza pessoas, desenvolve, possibilita a gestão compartilhada, inspira confiança e inova.

<< voltar
Boletim Informativo nº 1035
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná