Um dos objetivos do Programa de Desenvolvimento Sindical, implementado pela parceria FAEP/SENAR/SEBRAE e iniciado em 2007, é o de incrementar a prestação de serviços novos e rentáveis aos sindicatos.
Um dos exemplos de serviços inéditos, e que está trazendo ótimos resultados aos sindicatos e associados, é o de telefonia celular, cujo convênio com uma operadora tem auferido receitas e divulgação do sindicato bastante vantajosas. A operadora participa do convênio oferecendo os aparelhos e o serviço de comunicação, cabendo ao sindicato unicamente a responsabilidade de administrar todos os acessos que estarão sob sua responsabilidade, na forma de comodato, e cumprir com a fatura caso haja falta de pagamento de algum dos usuários.
Um dos modelos desse serviço existente no nosso sistema sindical rural é o do Sindicato de Vera Cruz do Oeste. Com um total de 129 acessos até o presente, o sucesso é enorme e tem trazido ótimos resultados financeiros além de divulgar o sindicato e atrair novos sócios. Não tem havido nenhum problema com falta de pagamento pois no caso, se houver, o sindicato imediatamente cancela o serviço pois tem o domínio para isso. Pelo lado do produtor rural, a vantagem financeira é tão significativa que alguns, anteriormente já usuários, migraram para o serviço oferecido pelo sindicato.
Vários outros sindicatos, além de Vera Cruz do Oeste, já aderiram a esse serviço, alguns até há mais tempo e com mais acessos cedidos aos produtores. Entretanto, no caso de Vera Cruz do Oeste, que tem uma estrutura sindical pequena e com número de produtores enquadrados no nosso sistema sindical também reduzido, o serviço pode ser visto como modelo aos demais sindicatos de mesmo porte pois os resultados são ótimos, custo reduzido e sem investimento pelo sindicato.