A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está desenvolvendo um estudo sobre o impacto das mudanças climáticas na cadeia produtiva da soja no Paraná.
O debate sobre as alterações ocorridas nos padrões do clima tem se intensificado nos últimos anos. Essas discussões tornam-se relevantes para as cadeias produtivas do agronegócio, pois a agricultura é um dos setores da economia mais sensíveis às variações do clima.
Os produtores rurais estão atentos a essas alterações e possuem conhecimento mais apurado sobre as relações entre o clima, suas mudanças, e os impactos na produção. Neste sentido, são informantes-chaves para o entendimento de como essa relação pode afetar a cadeia produtiva da soja.
O estudo busca a opinião dos produtores de soja sobre o assunto, pois com sua experiência acumulada, podem auxiliar na compreensão das relações entre as mudanças do clima e a produção da oleaginosa.
O questionário de pesquisa destinado aos produtores de soja pode ser respondido pela internet, bastando clicar no site:
O Clima e o Agronegócio da Soja (clique para acessar o questionário)
Se não acessar automaticamente, clicar no seguinte endereço: http://people.ufpr.br/~mudaclima. O questionário é rápido, confiável (está disponibilizado na própria página da UFPR) e pode ser facilmente enviado pela Internet, diretamente da página na qual se encontra hospedado.
O estudo é coordenado pelo mestrando Leonardo Silveira Conke e supervisionado pelo professor Acyr Seleme, ambos da UFPR. Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail: mudaclima@ufpr.br