As instrutoras Adriana Salvadori (SENAR-PR) e Jovelina Santos da Silva Chaves (SEBRAE) enfrentaram um bom desafio na turma do Programa Empreendedor Rural de Chopinzinho (fase I).
O grupo, bastante heterogêneo, reuniu de jovens a pessoas maduras, produtores que ainda estavam se decidindo sobre o que fazer e outros que já tinham grandes produções.
Entre estes estava a família Silva aprendendo junta para aplicar os novos conhecimentos na propriedade. O jovem Jhonatann da Silva é o filho mais velho de Vilmar Antonio da Silva e Ivonete Nunes da Silva. Eles disseram que não foi fácil freqüentar as aulas, pois como fazem todo o trabalho da propriedade, tiveram que se esforçar ao máximo para estarem presentes em todos os encontros.
Para Jhonatann foi fundamental a participação dos pais: “todos nós fazendo o curso juntos me ajudou muito. Não tinha a necessidade de chegar em casa e contar a eles sobre o que aprendi e de convencê-los de que seria viável. Assim ficou mais fácil, pois nós avaliávamos juntos o que era bom para a propriedade. Conseguimos chegar a soluções mais rápidas trabalhando em conjunto” .
Hoje, Ivonete sabe que planejamento é essencial. “Temos que planejar juntos para que a propriedade dê bons frutos e a família permaneça trabalhando junta, pois este é o futuro dos meus filhos.”
A principal atividade da propriedade é a produção de grãos e vacas de leite. O projeto desenvolvido durante o PER deve sair do papel no próximo ano. “O curso abriu-nos uma visão diferente do que queríamos. Ainda este ano vamos colocar em prática o projeto do empreendedor”, afirma Vilmar.