O ano de 2009 deverá ser o mais difícil desta década para os produtores rurais; mas os agricultores paranaenses, qualificados constantemente pela FAEP e SENAR-PR, têm melhores condições para enfrentar e superar a crise internacional.
“Mais de 185 mil pessoas passaram neste ano por algum treinamento do SENAR no Paraná. Qualificamos 14 mil jovens aprendizes e 16,5 mil empreendedores rurais, além dos cursos para líderes sindicais. Os empreendedores, particularmente, vão estar mais preparados para enfrentar a administração do dia-a-dia de suas propriedades durante a crise”, avalia o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette. Ao todo, mais de 400 mil pessoas passaram pelos cursos de qualificação profissional.
Segundo Meneguette, os empreendedores já vêm sofrendo menos com a baixa das commodities e a alta dos custos de produção. “Essa crise não é apenas do Brasil, é do mundo. A economia não cresce no Japão, na Europa e também nos EUA. Vamos ter um ano com grande dificuldade. Mas tenho certeza de que com garra, com perseverança, nossos produtores, treinados pelo Empreendedor Rural, vão enfrentar melhor essa situação”, conclui Meneguette.