Empreendedor Rural 2008

ABERTURA DO EMPREENDEDOR RURAL 2008

Mais de 3,5 mil produtores, trabalhadores e líderes sindicais participaram dia 1º de dezembro da formatura das novas turmas de Empreendedores Rurais do Paraná, no Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Entre os palestrantes, líderes nacionais como o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, a presidente eleita da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, o senador Osmar Dias, o vice-líder do Governo na Câmara Federal, deputado Ricardo Barros, e o prefeito de Curitiba, Beto Richa. O Programa Empreendedor Rural é uma parceira entre o SENAR-PR, SEBRAE, FETAEP e FAEP.

Em sua palestra, o governador Aécio Neves parabenizou o Sistema FAEP pela iniciativa. “É algo que o Brasil precisa conhecer e implementar”, disse. Ao falar sobre a importância da qualificação pública para o desenvolvimento do País, o governador de Minas ressaltou que a boa administração do dinheiro público é o maior benefício para todos os brasileiros. “O Brasil precisará, o mais rápido possível, de uma transformação na compreensão do papel social do Estado. Foi-se o tempo do paternalismo da administração pública”, disse.

Ele ainda lembrou que, desde a década de 1970, o investimento público está em declínio. “Os investimentos continuam caindo”, comentou. Quanto aos gastos do Governo Federal, Neves demonstrou preocupação. “O aumento dos gastos do governo é um dos maiores problemas para o próximo governo enfrentar”, afirmou. Segundo o governador mineiro, esses gastos representam 19% do Produto Interno Bruto (PIB). “Temo que esses gastos sejam um pouco além disso. Estamos crescendo muito menos do que poderíamos crescer”, disse.

Antes de dirigir a palavra aos empreendedores, a senadora Kátia Abreu pediu um minuto de silêncio pelas vítimas das enchentes em Santa Catarina. E conclamou os produtores a arrecadar alimentos para socorrer os catarinenses.

O desafio para a agricultura nos próximos anos, segundo Kátia Abreu, é “ser tratada à altura do que representa para o País”. “Se excluíssem a agropecuária do PIB brasileiro, teríamos uma balança comercial negativa e uma economia em frangalhos. Queremos ser tratados sem emoção, mas com justiça. Chega de mártires, somos empresários e precisamos de renda para nós e nossas famílias”, disse a senadora.

Durante o encontro, o senador Osmar Dias deu algumas boas notícias aos produtores. Disse que estão avançando as negociações com o Governo Federal para possibilitar que as Áreas de Preservação Permanente (APPs) sejam somadas ao cômputo dos 20% obrigatórios de Reserva Legal. Também confirmou o adiamento por um ano (31/12/2009) do prazo para averbar a área de Reserva Legal. E disse que há um consenso de que seria um retrocesso impedir o cultivo de vinhedos em encostas de morros e arroz em várzeas. O senador criticou o baixo percentual do orçamento do Paraná que sobra para investimento, para melhorar as estradas rurais, o atendimento à saúde e a segurança. “Se Minas Gerais consegue investir 11% do orçamento, por que o Paraná só consegue 5,6%?”, indagou Osmar Dias.

O recado do presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, foi no sentido de conquista de respeito e voz ativa: “Esses empreendedores têm à frente vários desafios, inclusive o desafio político. Trata-se de participação na vida comunitária, na vida do estado e do País. Nos últimos anos, os governos federal e estadual têm cometido erros e omissões que influem direta ou indiretamente em nossos custos de produção e nos preços de nossos produtos. Nosso interesse deve abranger desde os problemas das comunidades, que podem ser resolvidos nas prefeituras e câmaras municipais, até decisões que afetam a nossa vida e que estão no âmbito dos governos e passam pela Assembléia Legislativa e Congresso Nacional”, afirmou.

Ademir Mueller, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (FETAEP), que é parceira do Empreendedor Rural, destacou a terceira fase do programa, de incentivo a projetos associativos. “É um valoroso investimento na formação de capital humano, e isso dá resultado imediato na geração de renda”, avaliou.

O presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-PR e da Federação do Comércio do estado (FECOMERCIO), Darci Pianna, chamou atenção para a parceria em torno do Empreendedor Rural: “Não há outra solução, que não as parcerias, para evitar sobreposição de esforços, gastar menos e produzir mais”, disse.

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, elogiou a qualificação proporcionada pelo Programa Empreendedor Rural e disse acreditar que é pela iniciativa das pessoas, muito mais do que do estado, que acontece a geração de renda e o desenvolvimento. Já o representante do Congresso Nacional no evento, o deputado federal Ricardo Barros, prometeu empenho para fazer avançar o seguro rural, o custeio agrícola e as mudanças na regulamentação da Reserva Legal.

Boletim Informativo nº 1034, semana de 8 a 14 de dezembro 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar