AGÊNCIA CNA

Falta de financiamento para comercialização
compromete produção de leite no país

Se a área econômica do Governo não liberar os R$ 100 milhões necessários para a implantação imediata dos Contratos Privados de Opção de Venda (PROP), com preço de referência de R$ 0,60/litro, estará comprometendo a expansão da produção de leite no País em 2009. Esta foi uma das resoluções aprovadas no dia 26 de novembro, em Brasília,  na reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, Ronei Volpi, representou a entidade no encontro.

O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, disse que os produtores de leite aguardam desde setembro uma resposta do Governo às reivindicações do setor para apoiar a comercialização do produto e amenizar o impacto da crise na atividade leiteira, que tem convivido com baixos preços pagos pelo volume produzido e elevação do custo de produção. Os recursos solicitados financiariam a transferência de um bilhão de litros de leite das principais bacias produtoras aos Estados consumidores, reduzindo o excedente de produção, de 1,4 bilhão de litros.

Outra solicitação do setor, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), foi a criação de uma Linha Especial de Crédito (LEC), com limite de R$ 15 milhões por empresa, para financiar a estocagem. Na avaliação de Alvim, esta decisão representa um avanço, mas ainda falta definir um preço de referência, que deverá ficar em torno de R$ 0,60/litro, para estar adequado ao mercado. O prazo para contratação desta linha é até 30 de junho de 2009.

Também está em discussão a criação de um Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) para o leite na região Sul. Este instrumento é uma subvenção concedida para quem adquire um produto indicado pelo Governo Federal diretamente de produtores ou cooperativas e escoa para uma região previamente definida. Outro tema debatido na reunião foi a concentração das exportações brasileira de lácteos para a Venezuela, destino de 58% das vendas externas do País em 2008.

A adesão das Federações e entidades que compõem a Comissão Nacional de Pecuária de Leite ao programa de Marketing Institucional também poderá contribuir significativamente para aumentar o consumo interno de leite no Brasil.

Boletim Informativo nº 1033, semana de 1 a 7 de dezembro 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
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