Empreendedor Rural 2008

Professor da USP: Paraná desenvolveu
massa crítica de agricultores

Professor Fernando Peres

Os integrantes da banca avaliadora dos projetos desenvolvidos por meio do Programa  Empreendedor Rural (PER) em 2008 estiveram reunidos entre os dias 12 e 14 de novembro na sede da FAEP, em Curitiba. Para o professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Fernando Peres, o Programa continua desempenhando seus objetivos.

Peres afirmou que o SENAR-PR, o Sebrae, a Fetaep e a FAEP já o consideram um programa definitivo. “O Paraná já desenvolveu uma massa crítica de agricultores. Com isso, eles podem ser considerados mais preparados para seu papel em sociedade”, disse.

 Durante a avaliação dos projetos, os avaliadores surpreenderam-se com o aumento de participação de jovens e mulheres no PER. “Isso mostra a aceitação do Programa. Inicialmente, era muito pequeno o número de mulheres e jovens. Com o tempo, a participação deles cresceu. Isso porque o produtor acredita no Programa”, explicou. Para a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Vânia Guimarães, há um maior envolvimento da família nas decisões da empresa.

Os projetos comprovam a diversidade da agropecuária do Paraná. Entre os segmentos escolhidos pelos empreendedores, estão pecuária, produção de grãos, exploração mineral,fruticultura, olericultura, turismo rural e floriculutra e atividades urbanas. “Os projetos visam aumentar a produtividade, implantar novas atividades e auxiliar as já existentes na propriedade rural”, disse Peres. O economista da FAEP, Nilson Hanke, informou que a maioria dos projetos são para pequenas propriedades rurais.

Já o pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Luis Alberto Ambrózio, afirmou que, atualmente, o produtor tem maior consciência sobre o múltiplo uso do capital que ele tem em sua propriedade.  

Uma maior preocupação com o meio-ambiente também pode ser verificada nos projetos. A conclusão é do professor da UFPR, José Roberto Canziani. “Há uma clara visão da necessidade de uma produção sustentada”, disse.  

Boletim Informativo nº 1033, semana de 1 a 7 de dezembro 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar