Empreendedor Rural 2008

Conheça os 15 projetos selecionados em 2008

Presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, na abertura do Empreendedor Rural 2007

Produção de pepino para conserva – Xambrê

O empreendedor Valdecir Donizete de Oliveira, de 36 anos, planeja produzir e comercializar pepino em conserva de alta qualidade. O projeto deve ser implantado em propriedade de três alqueires no município de Xambrê, onde o tipo de solo é Arenito Caiuá. A produção seria destinada a uma grande empresa, consolidada no mercado de conservas.


Implantação de aviários para frango de corte - Toledo

A empreendedora Ieda Terra Tremea, 39 anos, quer melhorar a produtividade da soja e aumentar a produção e lucratividade do frango de corte. A meta é aumentar em 20% a produtividade da soja, em 2009, e construir dois aviários para engorda de frango de corte na propriedade de 32 hectares, localizada no distrito de Vila Nova, em Toledo. O empreendimento de avicultura será feito em local apropriado, preservando a mata ciliar e não atingindo rios e nascentes.

O projeto será executado com apoio do marido, Valmir Luiz Tremea, do filho Tiago, de 16 anos, e do funcionário Benedito França Pereira.


Coleta e processamento de sêmen de suíno na propriedade para INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL - Toledo

A empreendedora Maria Fátima da Cruz Schmidt, 43 anos, planeja implantar um sistema de melhoria genética no plantel de suínos da propriedade. A coleta e o processamento de sêmen de suínos para inseminação artificial atenderiam a propriedade e terceiros. Com o projeto, haverá produção de um maior número de leitões por porca/ano, resultando em aumento de qualidade do produto final e renda. O empreendimento será feito no sítio Santa Cruz, de quatro alqueires, situado no distrito de Vila Nova, em Toledo.


Implantação de Alambique para Produção de Cachaça (substituindo plantio de grama esmeralda por cana-de-açúcar)

Os empreendedores Carlos Conte e Rozane Rocha Maria Conte planejam implantar um alambique para produzir cachaça orgânica, substituindo o plantio de grama esmeralda. A meta é atingir a marca de 20 mil litros de cachaça por ano, até setembro de 2011. O projeto será implantado na Chácara Santo Antonio (pesque-pague do Conte), de 15 hectares, situada em Foz do Iguaçu.


Implantação de mini-usinas de biodiesel

Implantação de mini-usinas de extração de óleo vegetal e biodiesel a partir do pinhão-manso. Pretende-se implantar o projeto na propriedade de Nelson Bordignon, de 10,64 alqueires, localizada no município paranaense de Ouro Verde do Oeste.


Ampliação da Produção de Casulo de Seda

Os empreendedores Alan Jony da Silva e Marcela Biasi de Araújo planejam ampliar a produção de casulo de seda no sítio São João, de 24 hectares, pertencente ao produtor Benedito Batista da Silva, em Juranda. Áreas subutilizadas como pasto vão ser convertidas ao cultivo da amora para o bicho-da-seda; também pretende-se construir um segundo barracão para a atividade, elevando a produção para 4 mil quilos de casulos de seda por ano.


Implantação da cultura do arroz Moti

Os empreendedores Diogo Suga e Juliane Myyazaki planejam implantar o cultivo de arroz Moti, bastante usado na culinária japonesa, de alto índice calórico e fácil digestão. O projeto deve sem implantado numa propriedade de 94,38 hectares, localizada no município de Guaira, no Oeste do estado. As terras são cortadas pelo rio Cruz da Malta e têm características de relevo que favorecem o cultivo de arroz. Atualmente, produz-se no local soja, milho e trigo no sistema de plantio direto e mandioca no sistema tradicional.


Sala de Alimentação para o gado leiteiro

Os empreendedores Evandro Giovani Santin, Pâmela Verediana Bernardini Santin e José Gercelino de Souza planejam aumentar a “sala de alimentação” do gado leiteiro da propriedade de 39,6 hectares de Alceny Antonio Santin, localizada na comunidade de Nova Lourdes, município de São João, Sudoeste do Paraná. O objetivo é ampliar o espaço operacional e o conforto para os animais, refletindo em aumento de produção e renda. Pretende-se atingir a produção de 1500 litros de leite por dia em dezembro de 2010, com diminuição de 20% nos custos fixos de produção.


Empreendendo Flores

Os empreendedores Camila Scolin Mendes, Márcia Valéria S. Barbetta e Marco Aurélio Gardini planejam implantar estufas para produção de flores (gérbera e amarylis) no sítio São José. O sítio é de propriedade de Giuseppe Gardini, tem área de 31,1 hectares e fica na localidade de Patrimônio Selva, município de Londrina. Para reverter o prejuízo que hoje dá o arrendamento da área, serão implantados dois hectares de floricultura. Em 2010, espera-se taxa de rentabilidade do capital da empresa (exceto ativo terra) de 30% ao ano.


Produção de maracujá

O empreendedor William Evaldo Willi planeja instalar o cultivo de maracujá no Sítio Cantinho da Verdura, com área de um alqueire, em Santa Terezinha de Itaipu. A nova atividade será feita de forma paralela à horticultura. O objetivo é diversificar a produção, partindo para a fruticultura, de olho na exportação para o Paraguai e a Argentina.


Construção de fábrica de maravalha

A empreendedora Sirlei Dallacort Garmus planeja construir uma fábrica de maravalha (cepilho) de 324m2 na propriedade de 76,8 hectares, em paralelo ao cultivo de milho, soja e trigo, no município de São João, no Sudoeste do Paraná. O produto deve atender aos aviários em construção no município, em função das investimentos da Cooperativa Agropecuária Coasul.


Aumento da Produção de Leite

A empreendedora Maria Eurimar dos Santos decidiu melhorar a produtividade do leite produzido no sítio Nossa Senhora Aparecida, de 17,6hectares, localizado no município de Marilena. Em 2009, ela planeja aumentar a produção de 20 para 150litros de leite por dia. E os planos não param por aí. Até 2011, a empreendedora quer atingir uma produção diária entre 300 e 500 litros ou ainda maior. No seu planejamento, está a obtenção de mais lucros em menos tempo possível. Tudo isso com qualidade e higiene. Para Maria Eurimar, o projeto visa melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos, como sua família e consumidores do alimento que produz.


Viabilidade de Bovinocultura de Corte em Área Arrendada

A empreendedora Talita Alexandra Tomasi resolveu testar a viabilidade da bovinocultura de corte na propriedade de 36,7 hectares, que arrendou em Medianeira. Assim, ela planeja produzir e criar, de forma sustentada, carnes e produtos agrícolas de alta qualidade. Com isso, a empreendedora espera agregar maior valor a sua propriedade de 148,3 hectares, situada no mesmo município. Entre as metas, a empreendedora quer produzir três mil sacas de soja por ano a partir do ano agrícola 2008/09. Um dos desafios é alcançar uma taxa de rentabilidade líquida positiva para sua empresa.


Análise da Viabilidade de Implantação de uma Usina de Biodiesel dentro de uma Propriedade Rural

Os empreendedores Juliana Regina Locks e Michael Franco Muzzolon querem aumentar a produtividade da propriedade rural, respeitando as questões ambientais e oferecendo melhor qualidade de vida para a família. Com o projeto, eles planejam aumentar anualmente a produção de grãos do sítio São José dos Locks, de 42,2 hectares, localizado em Nova Aurora. Na safra 2008/09, a meta é fazer com que a produção cresça até 15%. Entre os desafios, estão a análise de solo até maio de 2009 e a pesquisa de variedades de sementes até 15 de outubro do ano que vem.

Implantação de um Silo para Armazenamento de Grãos

Os empreendedores Cristiane Fracaro, Fábio Fracaro e Luciane Fracaro decidiram implantar um silo, com capacidade de 36 mil sacas, para armazenamento de grãos. A família cultiva uma área de 650 hectares, espalhados entre os municípios de Medianeira, Matelândia e Vera Cruz do Oeste. Entre as estratégias para que a iniciativa seja bem-sucedida, está a de manter o manejo correto para que o produto esteja dentro das qualificações exigidas pelo mercando consumidor.

Boletim Informativo nº 1033, semana de 1 a 7 de dezembro 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar