Mais de 3,5 mil empreendedores e líderes da agropecuária paranaense vão estar no Expotrade, em Pinhais, na segunda-feira (01), no VIII Encontro de Empreendedores Rurais do Paraná. É a oportunidade de trocar experiências e conhecer projetos de modernização das atividades rurais e diversificação das fontes de renda nas propriedades.
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e a senadora e presidente eleita da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, participam do evento. Outras presenças confirmadas são o senador Osmar Dias e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, além do vice-líder do Governo, deputado federal Ricardo Barros.
É tradição no programa Empreendedor Rural do Paraná trazer líderes nacionais para falar sobre os desafios de empreender e administrar projetos de sucesso. No ano passado, falaram aos empreendedores o governador de São Paulo, José Serra, e o ex-ministro Delfim Netto; em outros anos, vieram o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o então presidente da CNA, Antônio Ernesto de Salvo, o senador Osmar Dias, o atual secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Xico Graziano, o economista Luis Antonio Fayet e o ex-ministro da Agricultura, Pratini de Moraes.
Já passaram pelo Empreendedor Rural mais 16,5 mil trabalhadores e produtores rurais; eles formam uma massa crítica e profissional que concorre para melhorar a produção e a produtividade da agropecuária paranaense. Há, inclusive, mudanças no perfil da produção, com introdução de novos produtos de maior valor agregado.
No Expotrade, haverá palestras e exposição de 15 projetos selecionados entre os 130 desenvolvidos neste ano. Os empreendedores também poderão conhecer como estão cinco projetos implantados em anos anteriores.
Implantação de indústria de açúcar mascavo
Empreendedor: Lidiomar Picinin
Município: São Jorge do Oeste
Criação da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Oeste do Paraná (ACOCOP)
Empreendedor: Armando Pertuzati
Município: Cascavel
Expansão de Suinocultura
Empreendedor: Antonio Borges do Couto
Município: São João do Ivaí
Produção Comunitária de Biodiesel
Empreendedor: Antonio Gomes (com 60 famílias de agricultores familiares)
Município: Cambira
Pimenta da Horta
Empreendedor: Amauri Seifert
Município: Cambé
Criado pelo SENAR-PR em 2003, o Programa Empreendedor Rural foi adotado pelas administrações regionais do SENAR em outros 22 estados. É uma parceria da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem rural (SENAR-PR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PR) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP)
O Programa Empreendedor Rural acontece em três fases: na primeira, os produtores e trabalhadores desenvolvem um projeto de modernização de sua atividade. Na segunda fase, implantação do projeto e resolução de problemas em comum; na terceira fase, capacitação para liderança e estímulo a projetos associativos.
Seja na agricultura empresarial ou familiar, o Empreendedor Rural capacita os participantes para gestão de suas propriedades com foco na produção, produtividade, mercado e uso racional de recursos e incremento da renda familiar.