PREMIAÇÃO 2008

Agrinho premia os melhores entre
mais de um milhão de concorrentes 

A estudante Tainara Antunes com os personagens Aninha e Agrinho

Um dos maiores programas do País em educação para o meio ambiente, saúde e cidadania entregou na segunda-feira (17/11), em Curitiba, 212 prêmios para crianças, professores, escolas e municípios que se destacaram em 2008. Foi a décima - terceira festa de premiação do Agrinho, programa criado pelo SENAR-PR, com participação do Sistema FAEP, e que hoje já se estende para outros nove estados brasileiros e o Distrito Federal.

“O Agrinho é uma união de esforços que resulta em notável avanço na formação da cidadania. Essas crianças serão cidadãos críticos, com visão social, preocupados com a saúde e o bem-estar, com consciência ambiental, cientes de seus direitos e deveres”, avalia o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette. Ele acrescentou que o Agrinho ajuda a criar uma nova geração mais consciente sobre questões sociais, ambientais e relacionadas ao agronegócio.

Todos os anos, em média, participam do Agrinho 1,5 milhão de crianças. O programa está presente em 95% dos municípios paranaenses e já faz parte do planejamento de atividades de centenas de escolas, públicas e particulares.

Cerca de 800 pessoas participaram do evento de premiação

Foram premiados os melhores trabalhos em Desenho Educação Especial, Desenho Educação Infantil, Redações (1ª à 8ª série), Experiências Pedagógicas, Escola Agrinho e Município Agrinho. Alguns dos conteúdos do Agrinho, entre os quais, saúde, cidadania, meio ambiente, trabalho e consumo, são trabalhados ao longo do ano de forma complementar nas escolas, envolvendo atividades extra-classes e intervenções nos problemas da comunidade.

O presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, destaca dedicação e criatividade de educadores

Reconhecimento

De acordo com o presidente do Sistema FAEP, o sucesso do Agrinho deve-se a sua excelente utilização nas escolas. “Deve seu êxito aos diretores de escolas, aos secretários de educação de nossos municípios e, principalmente, aos nossos professores, a quem rendo as minhas homenagens pela dedicação e criatividade”, afirmou.

Meneguette também reconheceu a participação dos dirigentes sindicais, técnicos e colaboradores do SENAR-PR. “São as cabeças responsáveis pelo magnífico material instrucional utilizado por professores e alunos”, disse.

Parcerias

Em relação ao sucesso do Programa, Meneguette ainda citou as parcerias do SENAR-PR com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Educação, do Meio Ambiente, da Justiça e da Agricultura, com as prefeituras municipais e os sindicatos rurais.

Nas parcerias, ele ainda elogiou a participação do Ministério do Trabalho,  Receita Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado do Paraná, Instituto de Previdência Social, Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e da empresa Dow Agrosciences. “Essa união de esforços tem sido a responsável por esse notável avanço na formação da cidadania”, concluiu.

Boletim Informativo nº 1032, semana de 24 a 30 de novembro 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar