A Associação de Hortifruticultores de Santo Antônio do Paraíso, no Norte do Paraná, terá uma câmara fria para manter a qualidade dos alimentos produzidos na região. Os recursos para compra da câmara, 10 milhões de ienes (cerca de R$ 150 mil reais), foram doados à Associação pelo governo japonês, em solenidade realizada no Consulado do Japão em Curitiba no dia 31 de outubro.
Os produtores de Santo Antônio do Paraíso e região têm tradição no cultivo de hortaliças e frutas, mas se vêem limitados para expandir as culturas por causa do alto custo dos investimentos. Há dois anos a associação elaborou um projeto comunitário e protocolou pedido de apoio financeiro no Consulado do Japão. O dinheiro agora doado será suficiente para comprar a câmara fria; já para construir o barracão, onde o equipamento ficará abrigado, haverá um rateio dos custos entre os membros da associação.
O presidente do Sindicato Rural de Congonhinhas (que responde pela extensão de base de Santo Antonio do Paraíso), Oscar Pereira de Camargo Filho, e o presidente da Associação de Hortifruticultores de Santo Antonio do Paraíso e Região, Silvio Shigueyuki Nakamura, participaram da solenidade em Curitiba.